Dê o preço certo ao seu imóvel

5_corretor

É preciso bastante cuidado na hora precificar seu imóvel para venda. Muitas vezes, a casa e o apartamento ficam na “prateleira” por ter um preço muito alto fora do padrão do mercado. Por outro lado, um preço muito baixo pode até garantir uma venda rápida, mas é um prejuízo. O POVO conversou com especialistas para saber quais fatores são levados em consideração para definir o valor do seu imóvel.

O superintende de vendas do setor de imóveis usados da Lopes Immobilis, Gentil Barreira, explica que, inicialmente, é feito uma vistoria no local, onde são aferidos o tamanho, a idade, as benfeitorias e os desgastes do imóvel.

Após isso, os dados são reunidos em uma planilha e comparados com outros imóveis que apresentam características parecidas no mercado e nas imobiliárias. Segundo o corretor, o valor inicial cobrado só para avaliação é de um salário mínimo. Caso seja colocado à venda pelo imobiliário, a avaliação não é cobrada.

Gentil ressalta que, muitas vezes, o cliente já vem com um valor determinado e acaba atrapalhando a negociação. “Às vezes, o proprietário vem com um preço na cabeça pautado, por exemplo, no que ele vê por aí ou no que ele pagou pelo imóvel. Quando ele precifica do seu jeito e pede para um profissional vender com o preço errado, o imóvel fica na prateleira por muito tempo e ele não consegue fazer negócio”. O corretor recomenda a contração de um profissional especializado na avaliação de imóveis para tornar a negociação mais eficiente.

O superintendente conta também que a localização tem impacto fundamental na hora de definir o preço de um imóvel. Outro fator relevante é a área de lazer que o condomínio oferece. “Os prédios antigos não apresentam esse tipo de equipamento e isso acaba refletindo no seu preço. A conservação do condomínio também pesa na avaliação. Fachadas desgastadas, por exemplo, diminuem o valor”.

SAIBA MAIS

COMO SABER QUANTO VALE SEU IMÓVEL Procure um corretor especializado em avaliação de imóveis, por meio de um parecer técnico, que leva em consideração a localização, o tipo de construção, o tamanho e a idade do imóvel, por exemplo, e, por metodologias comparativas, o corretor irá definir o preço de acordo com o mercado.

 

PESQUISE NOS CLASSIFICADOS Procure imóveis de perfil parecido com aquele que você quer vender para ter uma ideia do preço em diversas regiões.

 

PROCURE IMÓVEIS NA REGIÃO Pode ser na mesma rua ou no mesmo bairro, verifique quanto estão pedindo pelo imóvel e compare suas características com o seu. Também pode funcionar como uma conferência para saber se o preço dado pelo corretor ou a imobiliária estão dentro dos parâmetros da região.

RAFAEL ROCHA

Fonte: O Povo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: