A decoração ideal para um 2017 cheio de boas energias

27_decoracao3

Do Ano Novo, todos querem coisas boas. Mas os desejos que esperamos que se concretizem dependem mais de nós mesmos do que de fatores externos. Por isso, a mudança deve começar dentro de cada um e no ambiente em que vivemos. O primeiro passo para ter uma vida mais harmônica e organizada é uma casa que propicie o bem-estar.
“A decoração transmite sensações de acordo com as cores, os materiais, os objetos e a disposição dos móveis. Somos influenciados pelas mensagens, pelo visual e pelo simbolismo que podem deixar um espaço frio ou acolhedor”, afirma Cris Ventura, consultora de feng shui.
Segundo ela, é possível atrair energias positivas para o ano que se inicia com simplicidade, expressando os gostos e as preferências dos moradores, de acordo com a personalidade de cada um.
“Como cada pessoa tem uma vibração diferente, vale colocar um vaso com flores coloridas na sala. Elas ajudam a harmonizar a energia do grupo. As frutas simbolizam a abundância. Coloque uma fruteira no centro da mesa e use laranjas (que significam fartura), uvas, ameixas e pêssegos. De cor quente, esses alimentos atraem a prosperidade”, destaca.
Repaginando
Já a arquiteta Carmen Calixto ressalta que começar o ano com a casa renovada é um incentivo a mais para tirarmos do papel todos os projetos idealizados. “Os elementos decorativos que podem ser trocados com facilidade e proporcionam outra atmosfera à casa são almofadas, quadros, tapetes, adornos e cortinas”, afirma.
A especialista explica ainda quais cores são ideais para cada ambiente. “Para salas, nós podemos ousar mais, então, cores mais fortes e vibrantes podem ser utilizadas. Nos quartos, as cores mais neutras e acolhedoras proporcionam relaxamento. Banheiro e cozinha são ambientes que exigem mais limpeza, por isso cores claras denotam mais cuidado e limpeza”, ensina Carmen.
E são justamente as cores que a arquiteta Melina Mundin recomenda para transformar a casa em um ambiente mais alegre. “Não precisa ser muito, mas todos nós precisamos de toques de cor em casa para nos deixar mais alegres. Pequenos quadros, vasos de flor e almofadas já ajudam bastante. Mas para aqueles que, assim como eu, amam as cores, começar o ano com uma parede pintada de outra cor, ou reformar uma velha poltrona e deixá-la estampada já faz muita diferença.
Também para quem quer renovar a casa com a cor do ano, o verde trazido pela Pantone combina com tudo e estimula boas vibrações para um ano cheio de harmonia”, frisa Melina (leia mais abaixo sobre a cor do ano).
Para quem vai receber parentes e amigos na virada do ano em casa, ela recomenda abusar das luzes na decoração. “Seja com velas ou luzes, tipo as de Natal. Plantas para inspirar esperança através do verde. Peças douradas na mesa como souplat, por exemplo, inspiram confiança. Também é interessante usar toques de azul na toalha de mesa, nas taças ou em algum enfeite para representar coisas boas. O azul é a cor de todos os bons sentimentos”, afirma Melina.
Entre as plantas recomendadas por ela estão a suculenta e o cactus. “Eles exigem pouca manutenção, duram bastante e caem bem com qualquer decoração”, pontua a arquiteta.
Fragrância
Pensar no aroma do ambiente também é uma forma de decorar. O cheiro transmite sensações de aconchego, revigoramento e frescor. Segundo Nayana Pedreira, fundadora da Acqua Aroma, empresa pioneira no ramo de aromatizadores no Brasil, para cada cômodo há uma fragrância ideal.
O quarto, ambiente mais íntimo da casa, combina com lavanda, que traz tranquilidade e relaxamento, e com baunilha, para um clima mais romântico. Na sala, Nayana recomenda um aroma mais suave, como a brisa, uma vez que esse ambiente é de uso coletivo, voltado para receber visitas e relaxar. Se for trabalhar nesse cômodo, a dica é adotar o alecrim.
Já na cozinha, onde é comum a mistura de cheiros, os aromatizantes ideais são aqueles com função neutralizante, preferencialmente com notas cítricas. Para o banheiro, Nayana indica as fragrâncias como verbena e limão siciliano, cítricas e suaves, assim como a lavanderia, com toque floral e que transmite sensação de limpeza.
Plantas e flores
As plantas e flores conferem sensação de aconchego e alegria às casas. Essa é uma simples solução para melhorar os ambientes, renovando as energias. “Faltam verde e vida em nosso cotidiano e as flores trazem essa beleza e estética para dentro de casa”, destaca a arquiteta e designer Katalin Stammer, supervisora dos cursos de Design de Interiores e Design de Jardins do Centro Europeu.
Katalin destaca que é necessário identificar se o espaço é quente, úmido, iluminado ou escuro para escolher a melhor planta para cada local e casa. “As flores são muito sensíveis e precisam de um cuidado especial para que elas continuem bonitas e saudáveis durante o maior tempo possível. Mas ao contrário do que muitos pensam, não é tão complicado assim. Dedicando alguns minutos do dia para as plantas, é fácil ter uma casa aconchegante, colorida e perfumada”, detalha.
Para a profissional, plantas como astromélia, orquídea e gloxínia são boas opções para quem pretende dar um toque especial aos ambientes internos. Já o beijo americano, a vinca, a sálvia, a onze-horas e a margarida são indicadas para os jardins de verão.
A Cor do Ano 2017 simboliza novos começos
O Instituto Pantone, famoso mundialmente pela normatização de cores, acaba de divulgar a Cor do Ano 2017: a Greenery. Trata-se de um tom fresco, moderno, amarelo-esverdeado, que evoca os primeiros dias da primavera, quando a vegetação se renova. A cor lembra ainda a exuberância da vida ao ar livre, e está presente em paisagens de todo o mundo.
O tom busca envolver as pessoas mais modernas nesse mundo natural. “Greenery abre o caminho para 2017 trazendo a autoconfiança pela qual aspiramos em meio a um quadro político e social tumultuado. Satisfazendo nosso desejo crescente de rejuvenescer e revitalizar, Greenery simboliza a reconexão que desejamos com a natureza, com nós mesmos e com um propósito maior”, afirma Leatrice Eiseman, diretoraexecutiva do Pantone Color Institute.
Harmonização
A Greenery é um tom versátil “trans-sazonal” que permite muitas combinações de cores. Pode ser harmonizada com neutros, brights, tonalidades mais profundas, tons pastéis, metálicos e também com as Cores do Ano 2016, Rose Quartz e Serenity. A Cor do Ano 2017 simboliza novos começos.
Fonte: O Tempo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: