Brasil aparece com destaque no mercado de turismo de luxo

luxo-ml

Hospedagens sofisticadas, excelência de serviços, experiências diferenciadas e altas cifras. Estas são as principais características do turismo de luxo, segmento que vem apresentando um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com dados divulgados no ano passado pela ITB Berlim e IPK International, o segmento obteve entre 2011 e 2015 um crescimento de 48%. Levantamentos da Organização Mundial de Turismo (OMT) e da International Luxury Travel Market (ILTM) apontam que o turismo de luxo representa 3% do total de turistas no mundo. Em contrapartida o nicho é responsável por 25% de toda a receita gerada pelo turismo no planeta.

O interesse nas altas cifras fizeram com que a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) firmasse em 2009 uma parceria com a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), associação reúne os mais exclusivos hotéis, resorts, pousadas e operadoras, para a promoção do turismo de luxo no país. A medida vem dando resultado. O Brasil ocupa a quarta posição na lista de maiores receptores de turismo de luxo, atrás apenas de Estados Unidos, Alemanha e Argentina.

“Estamos tendo bons resultados. Por meio de ações cooperadas organizamos roadshows promovendo o Brasil como destino de luxo em cidades como Nova Iorque, Chicago, Paris e Londres. Além disso participamos de feiras do calendário da Embratur, o que possibilita uma boa exposição”, explica Guilherme Padilha, presidente da BLTA. Com base em dados do anuário de 2013 da associação, o segmento gerou uma receita bruta de aproximadamente 633 milhões aos hotéis de luxo.

De acordo com o mesmo levantamento, 51% dos turistas de luxo são decorrentes de viagens de trabalho e negócio, seguido por turismo e lazer (29%) e eventos e congressos (16%). “Esses turistas tem um gasto médio diário de R$1 mil a R$1,2 mil”, destaca. Padilha ainda salienta que que os números apresentam um equilíbrio entre o mercado nacional e o estrangeiro. “O número de turistas nacionais e estrangeiros são de 50%-50%. Por conta do câmbio tivemos um grande aumento no número de turistas nacionais em 2015, mas em 2016 o número voltou a se equilibrar”, completa.

De acordo com Carlos Ferreirinha, fundador e presidente da MCF Consultoria, esta opção do brasileiro por destinos nacionais deve se manter no próximo ano. “Os destinos nacionais têm tudo para garantir expressiva dominância ou alternância na preferência. Os brasileiros que viajavam muito reduziram o ritmo e com isso optaram para experiências domésticas”, afirma.

O especialista ainda destaca que o mercado de luxo nacional pode despontar ainda mais por aliar qualidade a hospitalidade. “Atualmente alguns destinos brasileiros estão alinhados à excelência internacional. Fasano, Emiliano e Unique no urbano, além de Ponta dos Ganchos, Kenoa e Nannai, que são fascinantes. Temos cordialidade e simpatia de sobra. Temos que organizar mais em processos”, salienta.

BRASILEIROS NO EXTERIOR
Para especialistas do setor o Brasil tem papel de destaque neste crescimento. De acordo com a BLTA, o turista brasileiro está entre os que mais gasta no que diz respeito ao turismo de luxo. “Esta balança é desequilibrada, pois o Brasil é um dos mercados emissores de turistas de luxo para o mundo. Estamos entre os que mais gastam fora, o que significa um valor muito maior do que o mercado nacional arrecada com o turismo de luxo”, explica Guilherme Padilha.

Entre os principais destinos visitados pelos Brasileiros estão Itália, França, Estados Unidos, África do Sul, Portugal, Peru, Chile, Tailândia e Austrália.

A importância do turista brasileiro para o segmento também é observada pelo vice-presidente de Vendas global da Small Luxury Hotels of the World (SLH), Jeffrey Sirota, que aponta que a instabilidade econômica no país afetou o mercado internacional, principalmente em destinos dos EUA. “O mercado brasileiro afeta muito o mercado global em termos de turistas. Nós percebemos, por exemplo, que as viagens para os Estados Unidos reduziram, por conta do câmbio. Cidades como Nova Iorque e Miami apresentaram queda”, relata.

CRESCIMENTO
As expectativas para o mercado de luxo apontam para um crescimento nos próximos anos. o estudo Shaping the Future of Luxury Travel (Construindo o Futuro das Viagens de Luxo), da Amadeus, o qual afirma que nos próximos dez anos o setor deve crescer em torno de 6,2%. De acordo com a Virtuoso, rede especializada no mercado de viagens de luxo, alguns destinos surgem como emergentes na lista de interesse, como a Região da Indochina (Vietnã, Camboja e Myanmar), países da Escandinávia, Portugal, Tailândia, Rússia, Peru, Japão, China, África do Sul e Tanzânia.

PRINCIPAIS HOTÉIS DE LUXO
O site TripAdvisor listou recentemente uma lista com os 25 principais hotéis de luxo do Brasil e do exterior, com base na avaliação dos turistas. As lista, denominada “Travellers Choice 2016”, conta com grandes marcas famosas, como Unique, Hilton e Grand Hyatt. Confira os dez primeiros de cada uma:

TOP 10: HOTÉIS DE LUXO NO BRASIL
1) Ponta dos Ganchos Exclusive Resort – Santa Catarina
2) Sait Andrews Gramado – Rio Grande do Sul
3) Belmond Hotel das Cataratas – Paraná
4) Miramar Hotel by Windsor – Rio de Janeiro
5) Belmond Copacabana Palace – Rio de Janeiro
6) UXUA Casa Hotel & Spa Trancoso – Bahia
7) Hotel Unique – São Paulo
8) Felissimo Exclusive Hotel – Santa Catarina
9) Grand Hyatt – São Paulo
10) Hilton Barra – Rio de Janeiro

TOP 10: HOTÉIS DE LUXO NO MUDO
1) Nayara Springs – Costa Rica
2) Gili Lankanfushi Maldives – Ilhas Maldivas
3) Golden Woll Hotel – República Tcheca
4) Cocoa Island by COMO – Ilhas Maldivas
5) La Maison Arabe – Marrocos
6) The Oberoi Vanyavilas – Índia
7) The Privilege Floor Lotus Blanc – Camboja
8) Ponta dos Ganchos Exclusive Resort – Brasil
9) Hotel The Serras – Espanha
10) Saffire Freycient – Austrália

Fonte: Mercado&Eventos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: