Luxo, design e sustentabilidade

luxo-34

Na mesma intensidade com que o conceito do luxo vem se adaptando aos tempos atuais, deixando no passado a ideia da acumulação pura e simples e incorporando a importância da experiência e do engrandecimento pessoal, a definição de sustentabilidade também agrega novos elementos de forma sistemática, se moldando às exigências modernas.

Se, há algum tempo, atitudes sustentáveis diziam respeito de forma específica aos processos produtivos desenvolvidos levando em consideração o impacto das ações na natureza, atualmente a compreensão do tema é muito mais abrangente e engloba desde as comunidades que extraem a matéria-prima da natureza ou que fazem o beneficiamento primário dos produtos até o desejo cada vez mais forte dos clientes pelo consumo racional.

De forma geral, uma das características marcantes do perfil dos consumidores de bens de alto padrão é a exigência da qualidade em todas as fases do processo de fabricação de um determinado artigo. Por isso, nada mais natural que esse cliente, que é exigente por natureza, solicitar continuamente que as empresas e marcas de luxo desenvolvam serviços e produtos comprometidos com o futuro do planeta.

A indústria do luxo atende há tempos esse interesse de seus clientes pelos produtos ambientalmente sustentáveis, e um bom exemplo dessa realidade pode ser percebido no setor moveleiro. Unir o requinte dos acabamentos luxuosos, a sofisticação do design inovador com a compreensão politicamente correta no tratamento da natureza e das pessoas, é o desafio que, de forma contínua, mais empresas estão vencendo, conquistando clientes e tornando o mundo um lugar melhor.

E essa preocupação com a sustentabilidade impacta de fora contundente no desenvolvimento do país, já que entre os pilares do conceito está o incentivo aos produtores e artesãos nacionais. A empresa Meu Móvel de Madeira, que possui uma rica linha de produtos destinados à decoração, informa no seu site que respeita o valor da natureza e por isso todos os móveis “são fabricados com madeira de florestas plantadas: produtos que oferecem beleza e qualidade ao mesmo tempo em que são amigos da natureza. E como não podia deixar de ser, também valorizamos ao máximo tudo que é feito aqui na nossa terra. Todos nossos móveis são produções exclusivamente nacionais, sem exceção, assim como nossos acessórios decorativos – grande parte fruto de mãos habilidosas de artesãs e artesãos do Brasil afora”.

Uma tendência que vem se fortalecendo muito na decoração de alto padrão é a utilização das madeiras de demolição na composição dos mais diversos ambientes. Os arquitetos e decoradores apostam nas limitações, fragilidades, e potencialidades das madeiras rústicas, muitas vezes até mesmo em estado bruto, para extrair beleza e poesia da natureza através de releituras modernas e atuais.

E a incorporação de elementos sustentáveis na decoração pode acontecer de formas ainda mais inusitadas. A instalação de um espelho d’água ou mesmo uma parede repleta de flores e plantas, pode tornar os ambientes muito mais agradáveis e contribuir de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida, através da amenização dos problemas de poluição.

Atualmente, no momento de redecorar a casa com um móvel novo, o luxo e o design são características atentamente analisadas, assim como a sustentabilidade.

Fonte: Terapia do Luxo

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: