Miami: a porta de entrada de franquias brasileiras no exterior

A expansão internacional requer atenção em diversos aspectos, como tradução de manuais e adaptação de produtos

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Dados do Ministério de Relações Exteriores estimam que cerca de 3 milhões de brasileiros moram em outros países. O estado da Flórida, nos Estados Unidos, onde fica localizada a cidade de Miami, tem sido a preferência de parte considerável desses “estrangeiros” e também de outra demanda do Brasil: as franquias que buscam expansão internacional.

Por concentrar número considerável de brasileiros, a cidade que possui clima tropical também mostra semelhanças estratégicas para quem deseja dar o primeiro passo na expansão para o exterior. A Temakeria Makis Place, rede de restaurantes japoneses com 136 unidades em operação no Brasil e nos Estados Unidos, é uma das marcas que desembarcou na terra do Tio Sam, obteve sucesso e agora busca a consolidação da rede.

Roberto Silvestrini, diretor de expansão da rede, esclarece que “os planos internacionais são ambiciosos e ajudarão a fortalecer a marca da empresa no exterior como uma das principais redes de culinária japonesa Made in Brazil. Planejamos inaugurar mais 15 franquias nos Estados Unidos em 2015 e o foco será, além de Miami, Orlando e Nova York”.

Dificuldades logísticas, contato e suporte ao franqueado, assim como tradução de manuais e adaptação de produtos são apenas algumas das muitas tarefas que dificultam a expansão internacional. Silvestrini explica que “o planejamento prévio, de mais de três anos, contemplou a solução de todos estes obstáculos da melhor forma possível”.

O cardápio da rede é outro item que sofreu modificações. “Os produtos que comercializamos na franquia de Miami são em torno de 25% diferentes daqueles oferecidas no mercado interno. Entender aspectos culturais, temperos, entre outras questões, foram vitais antes de inaugurarmos a primeira unidade no exterior”, conclui o diretor.

Fonte: Administradores

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