Luxo sustentável: casa de campo tem piso retirado de caçambas de lixo

Dono da casa, designer Carlos Alcantarino também cria móveis a partir de descartes

luxo sustentável

O designer Carlos Alcantarino conta os dias para chegar o fim de semana e poder zarpar para sua casa no Brejal, distrito de Petrópolis, construída por ele, que, embora pouca gente saiba, é também engenheiro civil.

A casa, de 280 m² e generosos 3 mil m² de terreno, tem três suítes, uma delas reversível e feita em dois blocos. O primeiro dele é todo em vidro, onde fica a área social. No segundo bloco, revestido de pedra-madeira, ficam os quartos com vista para a montanha.

A proposta é uma casa simples, prática, integrada na paisagem e com foco na sustentabilidade. O piso de peroba-do-campo foi coletado aos poucos em caçambas de lixo de Ipanema. As vigas metálicas foram reutilizadas, as árvores retiradas do terreno serviram para a confecção de móveis e as instalações elétrica e hidráulica estão preparadas para receber energia solar e coleta de águas pluviais — conta ele, que diz driblar o clima frio no inverno. A lareira dá conta de aquecer o ambiente ajudada pelas claraboias no teto e pelas telhas térmicas.

O mobiliário é simples e confortável. No jardim de inverno, a jacuzzi faz as vezes de piscina e pode ser aproveitada em qualquer época do ano.

Autodidata, o paraense Alcantarino, apesar de radicado no Rio, não esquece suas raízes. Além dos móveis e objetos que cria para várias empresas — muitos são feitos a partir de descartes —, ele desenvolve o projeto Experiência Design, que realiza oficinas para crianças das escolas públicas de Belém. As aulas acontecem numa balsa ancorada no porto da cidade. Atualmente, ele prepara o livro “Arquitetura e Design Caboclo na Amazônia”.

Fonte: O Globo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: