A importância de se reinventar na crise

reinventar crise

 

Começarei escrevendo uma interessante frase que ouvi na FIESP de uma delegação de QINGDAO na China, onde depois descobri que o próprio Presidente John Kennedy teria utilizado.

chines

“Gosto muito do jeito que os chineses escrevem a palavra crise, pois é composto de dois caracteres: um representa perigo e o outro oportunidade”

Neste momento de crise é necessário que todos aproveitem esta oportunidade para se reinventar.

Todos sabemos como o mercado de trabalho está complicado, principalmente a recolocação no mesmo. Conheço alguns profissionais que estão  há mais de 10 meses buscando um emprego.

Como a situação ainda é crítica, muitos profissionais estão abrindo seus próprios negócios ou se tornando prestadores de serviços, tanto que o número de micro empresas abertas teve um enorme salto nos últimos meses, porém, o que muitas pessoas não reparam é que toda vez que alguém abre um negócio ou quer oferecer seu serviço ele estará fazendo algum tipo de venda.

Países como Estados Unidos e alguns locais na Europa já estão seguindo esta tendência de sermos prestadores de serviços, seja levando um cachorro para passear, reformando uma casa, fazendo a contabilidade ou etc…

Assim eu lhes pergunto: Vocês se consideram vendedores? Já venderam algo?

Muitas pessoas ao responderem esta pergunta dizem que não, porém, todos nós estamos nos vendendo todos os dias. Seja para uma entrevista de emprego, um encontro ou para ser aceito em um novo grupo.

Quem aqui nunca ensaiou uma conversa em uma entrevista de emprego, ou se arrumou para sair com uma homem ou uma mulher? Todos nós somos vendedores, porém, nem todos reconhecemos ou trabalhamos nosso potencial.

Na Marcelo Lara por exemplo tenho corretores em minha empresa que vieram da área de TI onde nunca tinham vendido nada e acabaram se tornando exímios vendedores.

Segue alguns pontos e perguntas que considero importante antes de resolver abrir seu negócio ou virar um prestador de serviços.

  1. Você conhece o segmento que você irá atuar?
  2. Sabe quem são seus concorrentes?
  3. Possui capital de giro para agüentar um tempo sem entrar dinheiro?

Além destes pontos, é muito importante se tornar um excelente vendedor, pois estará também oferecendo seus produtos ou serviços, porém, como se tornar um bom vendedor?

Eu já participei de milhares de palestras de vendas e motivadoras, onde todos gritavam no auditório, se abraçavam e achavam que o mundo mudou, que daquele momento em diante tudo seria melhor e eles conquistariam tudo, porém depois de alguns dias, todos estavam igual e até já tinham esquecido aquela sensação ou objetivos.

Sabendo disso pensei em criar aqui na empresa um método de treinamento diferente do praticado no mercado, pois se você não der ferramentas para as pessoas praticarem, e assim se tornar um hábito, de nada valerá a pena. Muitos palestrantes não fazem isso pois somente possuem a teoria do que estão falando, não sabem como é na prática alcançar aquilo que pregam.

Em meus cursos tanto presenciais como os on-line para os profissionais que trabalham de casa na Marcelo Lara, desenvolvi módulos onde o profissional aprende do básico ao avançado com teoria, prática e exercícios tanto em pdf. como em vídeo. É importante que boas práticas se tornem hábitos para você ser bem-sucedido.

No meu segmento, um bom profissional vende um imóvel a cada dois meses, porém, na minha empresa, um bom profissional vende todos os meses. Tenho corretores que sempre concretizam de 4 a 7 negócios todos os meses, e o mais importante é que alguns deles vieram de outros segmentos e nunca tinham vendido nada.

Se você quer abrir seu próprio negócio, oferecer seu serviço ou virar um corretor de imóveis, é muito importante prestar atenção nestas dicas, praticar e o principal, criar gosto por vendas. Ter paixão em vender e trocar experiências com pessoas, pois fazendo algo que você ama você consegue melhores resultados e ainda fica contente e feliz.

Não se desespere com a crise.

Se inove.

Tente novas coisas.

A crise irá passar e você sairá mais fortalecido dela.

 

Marcelo Lara Smith de Vasconcellos

(11) 3105-6300

rh@marcelolara.com.br

 

Por Marcelo Lara

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