Corretor de Imóveis: O Mercado está em CRISE?

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Uma das questões mais discutidas nos últimos dias em todas as “rodas de conversas e grupos de whatsapp” de Corretores de Imóveis, certamente refere-se aos novos aumentos de taxas de juros para financiamentos imobiliários e diminuição de 80% para 50% no valor a ser financiado para os imóveis usados. Estas medidas foram tomadas recentemente pela Caixa Econômica Federal, a qual detém atualmente, a maior parte dos financiamentos imobiliários no país.

Diante do cenário que se desenha, você precisa ser realista, o que não quer dizer que você deve fazer parte daqueles que afetam-se por qualquer movimentação do mercado ou do governo. Nenhum de nós tem e nem nunca teremos um campo de força que nos torne imunes às flutuações comerciais globais, no entanto, devemos desenvolver em nós mesmos e nas nossas empresas, capacidades de transformação e adaptação às situações, as quais, os cenários nos impõem.

Medo x Pânico

Recentemente estive presente em uma palestra do filósofo brasileiro Mário Sérgio Cortella, na qual ele falava justamente sobre os cenários turbulentos que podemos enfrentar devido aos altos e baixos do mercado e eu gostaria de compartilhar com você, algo que para mim fez muito sentido. Nesta palestra, entre muitos assuntos atuais, Cortella diferenciou o MEDO do PÂNICO. O medo é algo que nos deixa em estado de alerta permitindo assim, que possamos analisar formas de não sermos atingidos por movimentos alheios. Já o pânico paralisa as nossas ações de forma que percamos o controle da situação em que nos encontramos.

A lição que aprendi nestas poucas horas, certamente fará uma grande diferença na forma de analisar a minha posição diante de ações a serem tomadas frente a cenários adversos. O medo é característico de todo empreendedor, pois este deve estar sempre alerta, buscando alternativas para não permitir que seus negócios sejam atingidos por qualquer movimento do mercado, o que este profissional não pode ter é pânico. Esta é uma boa reflexão para o nosso momento e estou feliz em poder compartilhá-la com você Corretor de Imóveis.

Então, tenha medo, esteja alerta, mude, se reinvente, analise as suas falhas, teste novas estratégias, capacite-se, invista em conhecimento, saia da mesmice, mas não passe por esse momento fazendo de conta que nada está acontecendo, nem muito menos entre em pânico.

Com todas estas mudanças acontecendo, muitas pessoas que estavam pensando em adquirir imóvel, agora estão inseguras. Esta é a hora de você Corretor de Imóveis entrar na mente do seu cliente e banir dele esta desconfiança.

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Insights para corretor de imóveis

Abaixo segue 10 insights para que você comece a fazer a diferença no seu trabalho:

Insight #01. Busque oportunidades para os seus clientes.

As pessoas estão indecisas devido ao descrédito na economia, no entanto, pode ser que tudo o que o seu cliente precisa para fechar a compra seja uma boa oportunidade. Então esteja atento e mantenha-se informado sobre as boas oportunidades na sua cidade, tanto para residências quanto para imóveis com características comerciais

Insight #02. Trabalhe em parceria com outros corretores/imobiliárias.

O trabalho em regime de parceria requer alguns cuidados, os quais, devem ser previamente conversados e arquivados antes da concretização de qualquer negociação. Muitas vezes pode ocorrer de você ter o imóvel que o cliente de outro Corretor de Imóveis precisa, ou ainda, outro Corretor de Imóveis ter o imóvel que o seu cliente precisa. Neste caso, uma parceria poderia solucionar a situação e cada Corretor de Imóveis receberá metade do pagamento, pois, é melhor a metade de uma comissão do que o total de nenhuma.

Insight #03. Torne os imóveis que você vende mais atrativos.

Entre em contato com proprietários de imóveis que você vende, deixe-o atualizado sobre o momento do mercado e tente readequar o preço dos imóveis para torná-los mais atrativos para os possíveis clientes.

Insight #04. Busque estratégias mais eficazes para venda de imóveis novos.

Identifique as principais vantagens de se comprar um imóvel novo ou na planta e desenvolva campanhas enfatizando estes benefícios.

Insight #05. Incentive os clientes a utilizarem o FGTS.

Muitas pessoas ainda não sabem como utilizar o FGTS para comprar o seu imóvel, esta é uma realidade que o Corretor de Imóveis deve mudar, mantendo o cliente informado e incentivando-o a utilizar o fundo de garantia como entrada no financiamento imobiliário, principalmente no que se refere aos imóveis usados, os quais a Caixa recentemente diminuiu a porcentagem a ser financiada de 80% para 50%.

Insight #06. Implante estratégias de venda ativa.

Visite pessoas conhecidas, amigos, parentes, estabelecimentos comerciais, consultórios. Leve com você alguma divulgação como folheto promocional e também o seu cartão de visitas com o seu contato. Estes momentos são importantes para conhecer novas pessoas, estreitar relacionamentos e principalmente atrair clientes novos ou indicações.

Insight #07. Estude como utilizar melhor as mídias sociais para divulgação dos seus imóveis.

As mídias sociais são ótimas formas de se atingir o público interessado em comprar imóveis, portanto, estude as melhores práticas para utilizar estas ferramentas da forma correta e gerar vendas. Leia aqui 10 dicas essenciais para alavancar as suas vendas com o Facebook.

Insight #08. Ofereça alternativas de bancos.

Busque informações sobre financiamento imobiliário em todos os bancos, pois certamente o cliente interessado em financiar lhe questionará qual banco está oferecendo as melhores condições e você precisará ter a resposta na ponta da língua para que ele sinta segurança em comprar com você.

Insight #09. Capacite-se constantemente.

É fundamental que você Corretor de Imóveis busque sempre cursos voltados a área imobiliária, como também cursos de vendas, finanças, gestão, análise comportamental, entre outros, pois eles lhe qualificarão para entender o cliente e sugerir a solução certa.

Insight #10. Estabeleça metas.

Esta é uma coisa que todo Corretor de Imóveis já deve saber que deve implementar, mas, poucos realmente utilizam ou seguem as metas à risca. Para aqueles que já possuem sistema de metas, não as reduza em função da retração do mercado, utilize outras formas de potencializar o seu trabalho para que continue atingindo os seus resultados e ampliando as suas metas. Já aqueles que ainda não possuem metas definidas, passem a utilizá-las pois elas servem como um termômetro do seu trabalho, o qual você deve acompanhar semana-a-semana, mês-a-mês.

Mudanças

Sabemos que todo país passa por momentos de dificuldades econômicas, sejam elas derivadas de corrupção ou conjunturas mundiais, no entanto, devemos ter consciência e mostrarmos aos nossos clientes que estes momentos são passageiros e medidas como as tomadas recentemente, são situações normais para readequação do mercado.

É importante lembrar ao Corretor de Imóveis que não reforce o coro de crise em nosso mercado, tratemos o assunto em nossas conversas principalmente com os nossos clientes como algo natural e mostremos informações que possam levar segurança ao comprador. Vamos juntos fazer a nossa parte na “arrumação da casa”.

Fonte: E ai, Corretor?

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