Tendências para o Mercado Imobiliário em 2016

tendencias p mercado

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento que gera muitas dúvidas, expectativas e especulações. E a pergunta que muitos fazem é: quais serão as tendências e novidades em nossa área para 2016?

No post anterior, onde fiz uma retrospectiva sobre 2015 e falei um pouco sobre o que esperar para 2016, eu comentei sobre a “janela imobiliária”. Se você ainda não viu esse artigo, clique aqui.

A janela imobiliária é uma oportunidade de aumentar o volume das vendas mesmo que o valor de um imóvel fique abaixo do esperado no mercado. Essa informação está cada vez mais precisa. Muitos especialistas do mercado imobiliário afirmam que este será o grande boom para aumentar o volume de vendas, mesmo que as expectativas para o valor dos imóveis fiquem abaixo do esperado.

Dados contundentes do FipeZap, Índice Nacional de Preços dos Imóveis Anunciados, indicam que a queda no preço será determinante para o aumento na intenção de compra dos imóveis. Esse relatório de análise do mercado é divulgado todo trimestre pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

fipzap-mercado-imobiliario

De qualquer maneira, as construtoras e incorporadoras estarão mais cautelosas já que 2016 será um ano para evitar riscos ainda maiores. Pelo menos nos próximos meses, tudo aponta que a movimentação será baixa nos plantões de vendas.

De fato, sabemos que a falta de crédito para o financiamento se tornou um dos fatores determinantes para o desenvolvimento do setor no Brasil. Além disso, o lançamento de novos empreendimentos não deve acontecer tão cedo quanto esperamos. Neste caso, as incorporadoras vão esperar para investir nas unidades em estoque e, assim, acompanhar integralmente a recuperação da economia brasileira.

Com a inflação e a recessão econômica em situação delicada, como alguém pode imaginar um cenário favorável?

É aqui que entram em cena os profissionais a quem eu chamo de quebra-regras, que ousam desafiar o status quo e ser um desvio do padrão. Essa é a hora de descruzar os braços e agir.

Se as construtoras e incorporadas dão sinal de que continuarão a trabalhar com estoques e esperarão um pouco mais para lançar novos empreendimentos, isto significa ótimas oportunidades de negociação para o cliente e a oportunidade que você, corretor de imóveis, tem para se destacar, oferecer uma excelente consultoria e vender.

(Des)valorização do preço do imóvel

Para os proprietários de imóveis, a notícia pode não parecer boa. Para os clientes, sim. De acordo com dados do último relatório do índice FipeZap, divulgado em setembro, o preço médio do metro quadrado dos imóveis caiu 0,12% em muitas cidades brasileiras.

Isso indica aquilo que os especialistas já alertavam: a partir do segundo semestre de 2016, os preços dos imóveis vão cair de tal forma que serão comparados aos mesmos apresentados no final de 2011. Como eu disse, os clientes serão os maiores beneficiados.

Como fazer uma venda em 2016

A palavra-chave para 2016 é planejamento financeiro. Diga isso ao seu cliente!

Sabemos que muitos se arriscam, principalmente por querer investir em um imóvel acima da sua capacidade de pagamento. Em muitos casos, esses buscam alternativas mirabolantes para fazer com que o tão sonhado imóvel se encaixe em seu orçamento. E eu duvido que você queira fazer uma venda assim. Além de perigoso, o risco de o cliente comprometer todas as suas economias é ainda maior. Caso contrário, ele entrará em algum financiamento sem fim, gerando parcelas exorbitantes e que influenciarão diretamente em sua vida financeira no futuro.

Portanto, atenção! Você terá inúmeras chances de fazer boas abordagens de vendas. Com cuidado, analise qual delas possui condições de realmente ser uma venda feliz.

Investigue tudo sobre seu cliente! Não tenha receios de saber quais são seus propósitos e de como pretende manter a adimplência com a aquisição deste bem. Uma dica importante nesta etapa é avaliar a situação financeira dele antes de fazer qualquer oferta. Ajude-o a fazer um levantamento de seus próprios recursos e economias para financiar o menor valor possível.

Explique a ele por que é fundamental fazer um planejamento com antecedência. Essa conversa franca com seu cliente é um tipo de suporte muito viável, evitando que ele entre de cabeça em um negócio pelo qual não está preparado.

Lembre-se também de informar todos os custos extras sobre a compra, como impostos, custos cartorários, transações bancárias e até o preço do condomínio para o caso de ser uma negociação de um apartamento.

Se a intenção de compra de seu cliente não for algo urgente, oriente-o a esperar pelo melhor momento. Ele confiará em sua análise e, com isso, você – corretor – andará lado a lado com as necessidades de ambos. Afinal, se é para realizar o tão desejado sonho da casa própria, faça isso sem que comprometa todo o orçamento de seu cliente.

Antes de finalizar, quero que você tenha em mente uma coisa muito importante. Estamos falando aqui de tendências para 2016, e tendências não são certezas confirmadas, mas indicativos que contribuem para um melhor preparo dos profissionais.

Eu verdadeiramente acredito que, para seu 2016 ser melhor do que seu 2015, dependerá muito mais de você do que qualquer outra variável. A econômica e a política influenciam nos resultados? Sim, influenciam, não seja tolo e não ignore isso.

Porém, assim como um cenário positivo não é garantia do seu sucesso, o inverso também é verdadeiro: o cenário mais delicado também não é garantia do seu fracasso. Faça a sua história, escreva seu destino. Esteja preparado, capacite-se, se preocupe verdadeiramente em fazer o melhor pelo seu cliente, foque nas pessoas e não na venda simplesmente e os resultados que você deseja certamente aparecerão. Eu acredito nisso, eu acredito em você!

Fonte: Guilherme.Machado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: