Exclusividade e universalidade no mercado de luxo

blog ml
O mobiliário sustentável de alto padrão agrega exclusividade e universalidade.

Universalidade e exclusividade são conceitos que, à primeira vista, podem parecer distantes ou até mesmo antagônicos. Mas, no segmento de luxo, ambos são atributos fundamentais dos produtos e serviços. Para o setor premium, universalidade é a capacidade de criar um produto de prestígio independente das barreiras geográficas ou ideológicas. A exclusividade, por sua vez, surge na concepção de algo único, raro, que seja desejado pelo público consumidor.

Um dos principais desafios das grandes marcas de luxo contemporâneas é, justamente, a criação de peças e obras que harmonizem, simultaneamente, essas duas ideais. Em termos mais práticos e cotidianos: uma relojoaria de luxo, ao criar um modelo novo, precisa utilizar produtos de qualidade superior, mas que sejam amplamente disponíveis e apreciados nos mais diversos países. E, no momento da venda, é necessária a habilidade de elaborar uma estratégia de marketing que faça com que as pessoas se identifiquem com o novo relógio, reconhecendo nele valores como sofisticação, estilo e elegância.

No mercado brasileiro, diversas empresas voltadas ao segmento de alto padrão estão criando formas inovadoras e criativas de unir esses conceitos e o setor mobiliário se destaca nesse novo panorama. Os investimentos na fabricação de móveis sustentáveis, produzidos com matéria-prima ecologicamente responsável, objetivam impactar o cliente preocupado com as questões ambientais. O mobiliário sustentável possui um conceito universalmente compartilhado, que é a preocupação com o futuro do planeta. Isso agrega valor ao produto, tornando-o ainda mais exclusivo e diferenciado aos olhos do mercado.

A compra da fábrica de aguardente brasileira Ypióca, pelo grupo Diageo, dono da marca de whisky Johnnie Walker, em 2012, é um significativo exemplo de como as empresas de luxo estão trabalhando esses conceitos. Para a multinacional do ramo de bebidas, mais importante do que adquirir uma destilaria de aguardente, é a possibilidade de oferecer aos seus clientes a tradição de uma das mais representativas marcas brasileiras. A certeza de consumir um produto exclusivo e tradicional e, além de tudo, universalmente conhecido, possui valor decisivo no momento da compra.

Em todo o mundo, as principais grifes de luxo investem bastante nesta união de valores, pois, se um bem de luxo precisa ter reconhecimento e admiração mundial, tornando-se um verdadeiro sinônimo de qualidade e sofisticação, ele também precisa ser pessoal, intimista e provocar sensações e sentimentos. Como uma espécie de terapia, cujo benefício final é o prazer no seu mais elevado grau.

Fonte: Terapia do Luxo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: