Vendendo imóveis para clientes na terceira idade

marc3

Confira a seguir as principais exigências que os clientes na terceira idade possuem para comprar um imóvel:

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a terceira idade vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário e transformando o perfil dos compradores de imóveis no país. De acordo com o IBGE, a tendência é que o crescimento do número de idosos no Brasil supere cada vez mais os números em relação à população jovem, que hoje é considerada o principal público do mercado imobiliário.

Diante de tudo isso, é fundamental que o corretor de imóveis esteja atento às demandas específicas desse público que cada vez mais cresce no país e saiba conhecer exatamente as necessidades e as exigências dos clientes na terceira idade. O profissional da corretagem de imóveis precisa compreender que esse tipo de cliente é muito mais exigente e possui necessidades específicas que devem ser atendidas na hora vender imóveis a ele.

Localização:

A localização é uma das principais exigências que o corretor de imóveis deve levar em conta na hora de vender um imóvel para os clientes na terceira idade. Esse tipo de público demanda por imóveis em locais que proporcionem a eles o máximo de conforto, comodidade e segurança. Por isso, imóveis próximos a serviços e comércios, com transportes públicos disponíveis no bairro, de vizinhança tranquila, com opções de lazer ao ar livre e perto dos filhos e familiares são fatores fundamentais que devem ser observados pelo corretor de imóveis.

Acessibilidade:

Outra exigência muito importante que o corretor de imóveis precisa considerar é a questão da acessibilidade, tanto do bairro quanto do imóvel a ser vendido. Bairros de topografia mais plana, sem o acesso a lombas e escadarias e com infraestrutura para a terceira idade são alguns dos principais fatores que devem ser observados pelo corretor. Já no imóvel, o corretor deve priorizar por casas de cômodos mais espaçosos, que permitam uma boa circulação do morador idoso, além de escadas não muitos longas ou por apartamentos que tenham elevadores.

Iluminação:

A iluminação do imóvel também é uma exigência dos clientes na terceira idade a ser considerada pelo corretor. Imóveis com mais claridade, direcionados na posição solar são muito importantes para evitar ambientes escuros na falta de luz elétrica e que possam dificultar a visão do morador idoso. Além disso, é fundamental que o corretor de imóveis observe também a localização de tomadas e interruptores do imóvel, devendo estarem em uma altura que não dificultem o acesso e nem exijam esforços ao morador.

Portas e passagens:

O corretor de imóveis deve priorizar por casas ou apartamentos que facilitem a locomoção do morador idoso. Por isso, imóveis com portas e passagens mais largas são também uma das principais exigências dos clientes na terceira idade, principalmente àqueles que necessitam o uso de andadores, bengalas ou cadeiras de rodas.

Banheiro:

O banheiro também é uma das principais exigências dos clientes na terceira idade. Por se tratar de um ambiente que exige mais cuidado para o uso do idoso, onde as chances de risco de acidentes são maiores, é essencial que o corretor dê uma atenção especial à acessibilidade do banheiro na hora de vender um imóvel para esse tipo de público. Atualmente, o mercado imobiliário já vem se adaptando para o público idoso, projetando imóveis cada vez mais acessíveis e que facilitam a vida dos moradores da terceira idade. Por isso, banheiros com pisos antiderrapantes, acentos sanitários mais elevados e boxes com pontos de apoio instalados devem ser priorizados a fim de proporcionar mais segurança e proteção contra possíveis quedas e escorregões.

Fonte: Imobex

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: