Tudo o que você precisa saber sobre o mercado imobiliário em setembro

lara-dom

Confira quais foram os destaques do mês de setembro no mercado imobiliário

Corretor, você tem acompanhado as notícias sobre o momento econômico do país?

Não há dúvida que existe um cenário de incertezas e de muitas novas políticas, principalmente para reduzir custos do governo. Você tem se informado e pensado sobre como isso afeta seu trabalho e a relação com seus clientes?

Temos visto alguns casos de sucesso de corretores e imobiliárias, que têm tido sucesso mesmo diante de fatores como mudanças nas regras de financiamento, insegurança dos consumidores e previsão de aumento de tributos. Sabe qual a principal chave para este sucesso? Informação.

Um profissional bem informado e seguro em seus argumentos consegue identificar melhores soluções para suas dificuldades e também transmitir maior segurança para seus clientes.

Pensando nisso, criamos em agosto a série de vídeos Resumo Semanal, que traz toda semana os principais acontecimentos em economia e política e comentários sobre seu reflexo no mercado imobiliário e no trabalho do profissional do setor. Os vídeos são apresentados por Lucas Vargas, Vice-Presidente Executivo de Marketing e Vendas do VivaReal.

01/09 – A maioria das pessoas se sente insegura onde vive

No primeiro vídeo do mês, falamos sobre pesquisa realizada pelo VivaReal que mostra a preocupação dos consumidores com segurança na busca de seu novo lar. Entre os pesquisados, a maioria não se sente seguro no local onde vive e considera muito importante que seu novo imóvel possua itens se segurança como câmeras de vídeo, janelas com grade e e porteiros 24h. Importante pensar como você, corretor de imóveis, tem comunicado esses diferenciais aos seus potenciais clientes.

Para saber mais sobre essa e outras notícias abordadas no dia 1 de setembro, assista ao vídeo abaixo ou leia o post

08/09 – Pela primeira vez em mais de 2 anos aumenta o poder de compra do brasileiro junto ao mercado imobiliário
A informação foi apresentada no segundo vídeo da série e é baseada no IAF (Índice de Acessbilidade Financeira), calculado pela divisão da renda familiar pelo valor real do imóvel. Para isto, utiliza-se o valor da renda real familiar divulgado pelo IPEA e o valor do imóvel divulgado pelo índice DMI, corrigido pelo índice de inflação IPCA. Pela primeira vez em 2 anos o poder de compra do brasileiro aumentou em relação ao mercado imobiliário.

Ficou curioso sobre este dado? Veja o vídeo abaixo ou leia mais no post. Nesta semana também falamos sobre alta do dólar, Taxa Selic e previsão de aumento de tributos por parte do governo.

14/09 – Mudanças no Programa Minha Casa, Minha Vida
O governo anunciou em setembro alterações para a próxima fase do programa Minha Casa, Minha Vida. Entre elas estão a criação da faixa intermediária e também modificações nas taxas de juros cobradas. Falamos sobre este tema no terceiro vídeo da série, além de outras notícias como a perda do grau de investimento do Brasil e os melhores setores para investir em tempo de crise.

Leia mais no post ou assista o vídeo abaixo.

21/09 – Expectativa de rendimento da Poupança em 2015
A caderneta de poupança é cada vez mais uma má escolha para quem quer investir seu dinheiro. Analistas apontam que pela primeira vez desde 2002 o rendimento da poupança terá queda real. A expectativa é que o rendimento da caderneta de poupança fique em 8%, enquanto a inflação acumulada de 2015 deve ser de 9%.

Nesta semana falamos também sobre aumento do Imposto de Renda sobre ganho de capital e sobre a desoneração da folha de pagamento da Construção Civil. Entenda melhor sobre estes temas no post e também no vídeo abaixo.

28/09 – Queda no número de imóveis financiados
A ABECIP (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) divulgou o número de imóveis financiados em agosto de 2015. Houve queda de 36% no número de unidades financiadas em relação ao mesmo mês de 2014. No último vídeo da série em setembro, falamos sobre quais foram os motivos para essa redução.

Comentamos também sobre o último boletim de mercado Focus e o aumento de juros para os financiamentos de imóveis da Caixa. Saiba mais no post e também no vídeo:

Fonte: Viva Real

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: