Como criar uma estratégia para contratação de novos corretores de imóveis?

Tenho conversando com muitos gerentes, coordenadores, gestores de RH e mesmo diretores de empresas imobiliárias e todos se queixam de um mesmo problema comum: como contratar novos corretores de imóveis?

Recebemos diariamente no nosso e-mail de contato, solicitações de anúncios de vagas para corretores vindo de imobiliárias de todo o Brasil.

aaaaaaaaaaaaa

São tantas que optamos por não publicar, até que encontremos uma forma de atender a todos os nossos parceiros de maneira eficiente.

Acontece que o boom imobiliário de meados dos anos 2010 produziu um formato de contratação que parecia não ter fim. Diante de tantos lançamentos e de tantos recordes em vendas, era simples atrair mais candidatos que apareciam interessados nos altos ganhos apresentados nos diversos canais de mídia. Este modelo provocou um ciclo vicioso que aos poucos foi se exaurindo à medida que muitos destes ‘candidatos’ a corretores se frustravam e compartilhavam com os amigos sobre a experiência negativa na profissão.

Hoje, a maioria das empresas ainda tenta contratar desta maneira e com o mercado mais maduro, fica cada vez mais difícil convencer uma pessoa a iniciar na profissão. Isto para falar apenas de estagiários, porque quando falamos com corretores já credenciados e experientes o cenário é ainda mais complicado, pois estes serão atraídos apenas para imobiliárias que apresentem boas condições de trabalho.

Assim, não existe hoje uma fórmula de sucesso para contratar corretores, mas as imobiliárias que mais conseguem resultado nos dias de hoje, tomam os seguintes passos:

Estratégia alinhada entre equipe comercial e RH: É comum que a área comercial e que o RH possuam cada um a sua estratégia de prospecção de novos corretores. Isto gera confusão e muitos desencontros fazendo com que o resultado final seja pífio. É importante manter a união, pois ambos tem o mesmo objetivo, portanto ainda que o gerente possua sua forma de contratar, e importante alinhem um dia da semana para entrevistas em conjunto para solucionar dúvidas as dúvidas dos candidatos.

Concentre as informações em um local apenas: Como quase todos os recrutadores estão em busca de candidatos, é comum que todos atirem para todos os lados anunciando em jornais, redes sociais, sites especializados e desta forma, a chance de perder um candidato por falta de informações mais precisas é grande. Por isto crie uma página na internet ou escolha um único serviço de vagas online onde o futuro corretor consiga dados importantes como por exemplo o histórico e os parceiros de sua imobiliária. Concentrando as informações será mais fácil conseguir converter curiosos em candidatos e candidatos em corretores.

Desenvolva de um plano de integração. A grande maioria das pessoas que aparecem no processo seletivo para corretores de imóveis é de leigos quanto ao mercado imobiliário. Desenvolva uma apresentação que sirva tanto de instrução, quanto de plano de integração que apresente o mercado, a região e a natureza do trabalho do corretor de imóveis, como a sua remuneração, as possibilidades de carreira entre outros será fundamental para sua ação de contratação obter sucesso.

Aplique treinamentos constantes: A dinâmica da profissão de corretor exige treinamento e aperfeiçoamento constante tanto para melhorar a performance quanto para evitar o turnover. Algumas imobiliárias desenvolveram verdadeiras escolas de treinamentos onde não apenas o RH, mas toda a empresa se envolve buscando a melhoria coletiva.

Valorize seus corretores: A grande verdade é que o corretor de imóveis hoje busca a empresa que lhe apresente as melhores condições de trabalho e isto não quer dizer apenas ter o maior número de imóveis à venda. A melhor condição para o corretor significa estrutura, valorização de seu trabalho e principalmente na criação de um ambiente de trabalho que possibilite o seu sucesso. Este ambiente fará com que a sua necessidade de contratação diminua e com um número considerado de corretores fidelizados e satisfeitos, seu foco e esforço em processos seletivos

Fonte: Guru do Corretor

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: