Como bilionários usam casas de luxo secretas para esconder bens

No corredor de bilionários londrinos em Hampstead, a Carlton House, com sete quartos, um enorme salão de baile, piscina subterrânea e um banho turco de 10 pessoas, está à venda por £14 milhões (US$21,5 milhões).
Ela está sendo vendida para quitar umadívida com o Banco BTA após tribunais caçarem bens de seu credor e presidente, o bilionário Mukhtar Ablyazov.

casa

O concessor o acusou de desviar cerca de US$6 bilhões do banco, acusação que ele afirma serem falsas e terem motivações políticas.

Foi necessária a Alta Corte do Reino Unido para estabelecer que a casa, com seus banheiros de mármore e elevador de cerejeira, pertence ao acusado, porque ela fora comprada através de uma rede de companhias de offshore que escondeu sua identidade. Ele argumentou que a propriedade era de seu cunhado e foi apenas alugada por ele após sua família se mudar para a Inglaterra em 2009.
Comprar casas luxuosas no Reino Unido através de fundos confiáveis e companhias estrangeiras é algo popular entre os ricos como uma maneira de minimizar impostos e proteger sua privacidade. A prática também dificulta que forças da lei e tribunais estabeleçam se a compra foi legítima ou não. Centenas de bilhares de libras classificadas como resultados de crimes são lavadas todos os anos, e o mercado imobiliário crescente deLondres é uma das formas mais atrativas de fazê-lo, de acordo com a Agência Nacional de Crimes inglesa (NCA).
O verdadeiro papel do Estado na lavagem de dinheiro “não é algo que entendemos bem o suficiente de maneira nenhuma”, disse Donald Toon, diretor da unidade criminal da agência. “Não estamos dizendo que a lavagem de dinheiro é endêmica no mercado de propriedades, mas que parece que há um problema aí”.
Taxação de luxo
Um novo imposto para casas luxuosas pertencentes a empresas arrecadou £100 milhões no ano passado, quase cinco vezes mais que o esperado, de acordo com o Her Mahesty’s Revenue and Customs. Como parte da taxa, empresas devem pagar até £143.750 por ano para manter os nomes dos donos desses imóveis em segredo, caso eles tenham propriedades que valem mais de £1 milhão e não as aluguem.
Oitenta por cento da receita tributária veio de proprietários em Westminster e Kensington & Chelsea, bairros mais caros para se morar. Mais de um quarto das casas vendidas por mais de £1 milhão na Londres centrak em um ano até junho de 2013 foram compradas por pessoas que não vivem no Reino Unido, de acordo com a corretora de imóveis Knight Frank LLP.
O lucro inesperado do HM Revenue and Customs fez com que a NCA passasse a investigar se algumas casas foram compradas para lavagem de dinheiro. Os valores destacaram o quanto o mercado inglês é atrativo para investidores abastados mundialmente, e os motivos para ele ser vulnerável a crimes.
Bom investimento
“Um branqueador de dinheiro ou alguém com número significativo de bens ilícitos é atraído por um bom investimento da mesma forma que alguém que tem bens legítimos”, disse Toon em uma entrevista no mês passado.
O governo da Inglaterra planeja publicar sua primeira avaliação de risco de lavagem de dinheiroe financiamento de terrorismo nesse mês, de acordo com um porta-voz do Tesouro. O relatório, que incluirá o mercado imobiliário, observará o papel de corretoras na luta contra a lavagem de dinheiro. A legislação também será criada exigindo que os donos de companhias do Reino Unido sejam listados em um registro.
O governo deveria ir ainda mais longe e exigir que todas as empresas que possuam propriedades revelem quem são seus verdadeiros donos, disse Nick Maxwell, chefe de pesquisa na Transparência Internacional. O grupo de advocacia publicará nessa semana um relatório sobre como o mercado imobiliário britânico é usado para lavagem de dinheiro.
Sigilo
A quantia levantada em taxas com casas de luxo mostra que há uma “grande preferência por sigilo”, ele disse. “É parte do problema de propriedades afastadas na Inglaterra”.
Compradores de luxo no mercado imobiliário frequentemente adquirem a holding ao invés da propriedade diretamente para evitar o pagamento de imposto de selo, uma taxa cobrada quando uma venda ocorre. Isso significa que o nome do dono no papel não muda, ainda que o dono real mude, de acordo com a unidade de resultados de crimes do Escritório deFraudes Graves.
Mais de 12.500 propriedades em Londres valendo mais de £48,5 bilhões foram vendidas por companhias estrangeiras entre 2012 e 2014, mostraram dados compilados para a Bloomberg. O registro só tem informações de vendas, não de aquisições.
Mais de um terço dos vendedores estavam fora estavam fora das Ilhas Virgens Britânicas, onde a Mount Properties Ltd, a qual comprou a Carlton House, se encontra. A Mount Property é detida pela Mega Property Ltd., companhia baseada nas Ilhas Marshall, de acordo com a Alta Corte responsável por caçar os bens de Ablyazov. Nenhuma das jurisdições requere divulgação de donos beneficiários de companhias.
Entrada de mármore
A casa na Avenina The Bishops, uma das ruas de Londres conhecidas por Fileira de Bilionários por conta de seu alto número de residências suntuosas, tem uma cabine desegurança e câmeras na sua entrada. Dentro, um hall de entrada de mármore com uma escadaria em ferro forjado recebe os visitantes, de acordo com a corretora Glentree Estates.
A Alta Corte flagrou Ablyazov por mentir sobre deter a casa e outros bens. Após o acusado não comparecer para ouvir sua sentença – ele pegou 22 meses na prisão – foi descoberto que ele fugiu da Inglaterra. Agora, ele está preso na França, aguardando um veredicto de seu recurso contra extradição por acusações na Rússia ou na Ucrânia dentro do caso de desvio. O BTA, antes o maior banco do Cazaquistão, foi comprado no ano passado pelo Kazkommertsbank e um executivo local após dois defaults.
Vítima de fraude
Ablyazov “é a vítima de uma fraude massiva cometida por um regime ditatorial”, de acordo com um depoimento de seu advogado, Peter Sahas.
Um dos maiores obstáculos em traçar procedimentos de um crime é que a aplicação da lei recebe poucos relatórios de atividades suspeitas de consumidores relacionadas ao mercado imobiliário, e as que recebem não são sempre úteis, de acordo com a Transparência Internacional. Apenas 179 dos 354.186 relatórios preenchidos em um ano até setembro vieram de corretoras de imóveis.
“Para uma agência imobiliária, negócios regulares com qualquer cliente com muitos recursos podem ser muito lucrativos e, portanto, pode haver uma falta de incentivo para denunciar suspeitas”, disse Maxwell. “Um risco similar ocorre em pequenas práticas nos setores legal e de contabilidade”.
A Her Majesty’s Revenue and Customs, que regula agências imobiliárias, começou a fazer visitas de supervisão sem aviso prévio para garantir que as corretoras realizem procedimentos jurídicos, incluindo identificar os verdadeiros donos de casa imóvel, disse a agência por email.
‘Exercício de cobertura’
Grande parte do problema é que os arquivos não são dirigidos por um desejo da polícia contra a lavagem de dinheiro, de acordo com Dick Gould, chefe adjunto da unidade de produtos criminais no SFO.
Relatórios de actividades suspeitas “devem identificar o que está sendo lavado, e no momento você recebe várias instituições, predominantemente bancos, mas não apenas bancos, usando-os como um exercício de cobertura dos crimes”, disse Gould.
Gould também disse que, ainda que o anonimato a respeito de propriedades seja suspeito, existem muitos indivíduos abastados que detêm essas casas por fundos especiais e estruturas corporativas por razões legítimas. Isso pode tornar mais difícil para a legislação policiar essas atividades.
“É muito importante ter colaboração efetiva e troca de informações entre unidades de inteligência nacionais”, disse Toon. “Se somos vistos como um problema de lavagem de dinheiro, isso pode minar a confiança na Inglaterra como um local para realizar negócios”.

Fonte: Info Money

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: