Tons claros e linhas retas aumentam espaço

Mudar de casa é o sonho de muitos paulistanos. A Ivani se mudou para um apartamento menor, mas não quer se desfazer de seu sofá antigo que é relativamente grande para o novo espaço.

A arquiteta e decoradora Érica Salguero ensinou truques que ampliam o ambiente, assim Ivani consegue mantes seus móveis.

m1

Tons claros, que ajudam a refletir a luz, linhas retas, alturas baixas e um espaço de no mínimo 60 cm para circulação são algumas das dicas que ampliam o cômodo afastando a sensação de aperto.

Dúvida: Me mudei para uma casa menor e não quero me desfazer do sofá que é relativamente novo é muito confortável. O que poderia fazer para deixar a sala mais aconchegante? Tenho na sala um espelho antigo que também gostaria de manter.

Resposta: Sugerimos algumas adaptações para que a sala fique mais harmoniosa aproveitando alguns móveis e objetos que a leitora já possui. Primeiramente seria interessante retirar o aparador lateral que sustenta o espelho e centralizar o sofá na frente da televisão.

Todos os quadros existentes na sala podem ser instalados na parede acima do sofá, alinhando-os pelo eixo central de cada quadro, inclusive o relógio pode ser posicionado no meio dos quadros. Uma boa composição dos quadros valoriza as paredes, proporcionando um toque pessoal e organizado para o espaço.

m2Para a parede da televisão, para evitar quebrar parede e fazer reforma, uma boa solução seria instalar um painel com fundo falso para esconder os fios. Seria interessante instalar um rack porém com uma altura mais baixa do que o aparador existente, pode ser da altura do assento do sofá para criar uma conexão visual, 0,35 cm de profundidade é o suficiente para acomodar os aparelhos da televisão e ajudar a melhorar a circulação. Linhas retas e de alturas baixas aumentam a perspectiva visual em espaços pequenos.

Não invada a circulação com peças fixas, deixe sempre um espaço de no mínimo 60 cm de passagem para não trazer a sensação de aperto.

m3O espelho ao lado do sofá pode ser fixado na parede e retirada a peça que o sustenta.

Valorize a iluminação natural da janela colocando uma persiana clara. Uma boa iluminação valoriza o ambiente. Tons claros ajudam a refletir a luz aumentando o espaço de forma natural.

m4

 

 

Fonte: Terra

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: