Região Metropolitana com mercado imobiliário em valorização

Cachoeirinha, Canoas e Gravataí atraem compradores de imóveis a preços competitivos, oferecendo infraestrutura e acessibilidade semelhantes às da Capital

Beneficiadas pela proximidade com a Capital gaúcha e por uma variedade de investimentos recentes, cidades como Cachoeirinha, Canoas e Gravataí se tornam cada vez mais atraentes, contando com diversas opções de empreendimentos imobiliários a preços competitivos. Descubra o que cada um dos municípios oferece e quais são os planos de desenvolvimento para conquistar cada vez mais habitantes.

20_12

Canoas
Com quase 340 mil habitantes (IBGE, 2014), Canoas é o segundo maior PIB do Estado (mais de R$ 16 milhões) e começa a ser escolhida por quem busca qualidade de vida. Se até a inauguração da rodovia 448 a cidade era lembrada pelo trânsito intenso das BRs 116 e 386, hoje tem fácil mobilidade e se destaca também pelos inúmeros lançamentos imobiliários de alto padrão e de condomínios completos.

Morando há 34 anos na cidade, Leocir Pedro Zambiasi, empresário aposentado, percebe o desenvolvimento na cidade nos últimos anos e acredita no potencial futuro do local. “Por ser uma cidade menor, tudo é próximo e isso facilita o dia a dia. A proximidade com Porto Alegre e a Região Metropolitana também é um fator importante”, explica, afirmando não ter planos de trocar de cidade. Porém, para ele, alguns pontos precisam de melhoria: “Canoas ainda deixa a desejar em segurança, pavimentação adequada das ruas e regularização de calçadas”, comenta.

Alexandre Lengler, contador, percebe que muitas pessoas trocaram Porto Alegre por Canoas, para morar e trabalhar. “Muita gente está vindo para cá por ser uma cidade boa de se viver e bem localizada. Só necessita de mais infraestrutura”, opina.

Na visão do corretor de imóveis Fabricio Cardoso, a escolha por Canoas também é movida pela facilidade de financiamentos e a baixas taxas de juros do mercado. “A procura ainda é maior pelos próprios canoenses, mas cada vez mais percebo interesse de quem vive em Esteio, Sapucaia e Cachoeirinha”, afirma. Hoje os bairros mais valorizados são Bela Vista, Moinhos de Vento, Mont Serrat e Jardim do Lago.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Fazenda, foram registradas 115 mil unidades de imóveis somente em 2014.

De acordo com a Prefeitura da cidade, muitas obras estão previstas para aos próximos anos: Túnel da Rua Domingos Martins (sob a BR-116), aeromóvel do bairro Guajuviras (projeto cuja segunda etapa prevê extensão para o bairro Mathias Velho e uma terceira, entre os bairros e Marechal Rondon e Centro), rebaixamento da linha da Trensurb na região central, novo shopping e plano cicloviário.

20__12

Gravataí
Com área total de 463,758 km² e urbana de 121,37 km², a cidade de Gravataí é a 4ª maior economia do Estado e tem apresentado potencial no setor da construção civil. Segundo a Prefeitura Municipal, entre setembro de 2013 e julho de 2014 foram aprovados mais de um milhão de metros quadrados de construção civil, em 1.614 obras. Estes números indicam o potencial do município no setor.

Com população de 259.803 habitantes (IBGE, 2012) e muitas ofertas imobiliárias, Gravataí ainda vai mudar muito nos próximos anos com o Bus Rapid Service (BRS), cujo investimento é de R$ 314 milhões. O projeto promete, entre diversas melhorias, a duplicação das pontes do Parque dos Anjos, um corredor prioritário para ônibus e uma ciclovia. “Em 2015, iniciam dois importantes projetos que conduzirão as decisões para as futuras mudanças: o levantamento georreferenciado/cadastral da área urbana e rural da cidade e o Plano Municipal de Saneamento Básico”, garante Nataniel Corrêa, assessor de Comunicação da Prefeitura de Gravataí.

Tantas novas construções impactam diretamente o desenvolvimento da cidade. Por isso, a Prefeitura afirma que, em parceria com os empreendedores da região, procura soluções que atendam o interesse público e privado, maximizando os aspectos positivos e minimizando os negativos. “A construção do Shopping Gravataí, a ampliação da 4ª faixa da BR-290 e as vias laterais, além do início do empreendimento Minha Casa Minha Vida Faixa 1 (mais de duas mil casas), estão entre os fatores da mudança”, afirma Nataniel.

A jornalista Nathalie Cordova, moradora da cidade, não pretende se mudar tão cedo. “Apesar de oferecer muitos recursos, desde comércios a grandes empresas industriais, a cidade consegue conservar, em alguns bairros, a tranquilidade de uma cidade menor”, relata.

Para o corretor Elson Rosa, da Bill Imóveis, a expectativa de expansão da cidade nos próximos anos é uma realidade. A cidade é polo atrativo de indústrias, comércio, construção civil, assim como de empresas, em especial, do segmento imobiliário. “Com a crescente procura por imóveis desde 2009, alguns bairros, como Dom Feliciano, Morada do Vale, Parque dos Anjos e Centro se valorizaram consideravelmente”, explica Elson.

20___12

Cachoeirinha
Menor do que as cidades vizinhas citadas anteriormente, com área total de 44,018 km² e população de 118.278 habitantes (IBGE, 2014), Cachoeirinha tem entre seus atrativos a junção da conveniência de cidade pequena com a proximidade da capital.

“Moro na região central de Cachoeirinha desde criança, gosto muito e só pretendo me mudar se for para outro imóvel próximo daqui”, relata Marcelo Ibarra Sartori, funcionário público. “É ótimo ter por perto serviços e conveniências, como banco, mercado, colégios particular e público, faculdade etc. É claro, acredito que a cidade ainda tem muito a melhorar, considerando o trânsito em certos horários e os poucos parques existentes”, conclui Sartori.

A administradora Camila Ferreira, moradora do bairro Parque da Matriz há 19 anos, ressalta a intensa movimentação cultural da cidade, que ocorre geralmente no Parcão da Paz (Parque Ignácio Aloysio Herbert). “O Parcão é um ambiente familiar muito seguro, com opções de lazer para crianças, jovens e adultos. Durante o ano todo, ocorrem eventos diversos, como encontros de automóveis e a tradicional Feira do Peixe”, conta. Segundo Claiton Manfro, secretário municipal de Cultura, a nova edição projeto Verão Cultural, que promove shows de bandas gaúchas, está confirmada em 2015. “Com atrações gratuitas, haverá o finais de semana para diferentes estilos: rock, samba e pagode, hip hop e tradicionalismo gaúcho”, afirma Manfro.

Assim como as atividades culturais, as opções educacionais oferecidas na cidade também agradam aos moradores. Aluna da faculdade local CESUCA (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), Camila Ferreira está satisfeita com o ensino e é otimista em relação à educação local: “Apesar de ser a única opção na cidade, o Cesuca é a atual melhor Faculdade do Estado e umas das vinte melhores do país, segundo o Ministério da Educação”, se orgulha. “As opções de colégios de ensinos Fundamental e Médio também são ótimas”, acredita.

Com a crescente busca por imóveis na cidade desde 2008, foram lançados projetos inéditos contemplando condomínios horizontais de médio e alto padrão com infraestrutura completa. “Cachoeirinha ainda é uma das poucas cidades da região metropolitana que oferece comodidade e segurança aos moradores. Dá acesso tanto à Zona Norte como ao centro da Capital e está próxima de estradas e vias que facilitam o acesso ao Vale dos Sinos, ao Litoral e às cidades vizinhas”, defende Sérgio Soares, gerente de negócios da IMC Imóveis e morador da cidade. Segundo ele, atualmente, estão entre os locais mais valorizados os bairros Parque da Matriz, Vale do Sol e Vila Eunice.

Para Ademir Bisotto, corretor local da Bisotto Imóveis, a cidade pode ainda se desenvolver muito, só depende da economia do país. “Apesar da área total reduzida, ainda existe a possibilidade de crescimento na Av. Frederico A. Ritter e na área de propriedade da família tradicional da cidade (que deu origem a tudo em 1930), localizada na região central”, conclui.

Fonte: Pense Imóveis

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: