Sem medo de ousar no apartamento

Reforma traz luz e dramaticidade ao lar

141020_Arquitetura_Decoracao_1

Para muita gente, a escada de aço branco que flutua presa no teto desse apartamento é moderna demais. Porém, combina perfeitamente com o estilo corajoso, ainda que discreto, do lar em Oslo, na Noruega

Chamados para reformar os dois andares mais altos de um edifício do século 19, os arquitetos do escritório Haptic abraçaram uma decoração contemporânea, marcadas pela paleta de cores limpas.

Para dar amplitude ao espaço, os arquitetos uniram os dois pisos, derrubaram paredes e deixaram à mostra as vigas que sustentam o pavimento superior. Aproveitaram o teto anguloso para ganhar espaço vertical.
“Utilizando completamente as mudanças de nível e oportunidades, conseguimos criar dramaticidade espacial”, contam os profissionais Nikki Butenschøn, Aleksandra Danielak e Peder Skavlan.

141020_Arquitetura_Decoracao_2

A estratégia garantiu, por exemplo, que o banheiro da suíte principal se organizasse ao longo de três níveis, em espaços que foram conquistados com a reforma. Todo revestido com folhas cerâmicas medindo 1 x 3 m, o cômodo parece ter sido esculpido na rocha. Também foi possível criar sob a clarabóia um solário, bastante necessário na Noruega.

Cozinha e copa foram integradas à sala de estar, ganhando espaço, luminosidade e ar fresco. Uma lareira anexa à bancada de trabalho reforça a vocação do espaço como o coração social da casa.

A escada separa o ambiente do living. Mais do que divisória, se torna móvel dos dois espaços. Seus degraus acabam em um banco de madeira, que funciona como armário extra e assento para a mesa de jantar. Uma das muitas ousadias dessa morada.

141020_Arquitetura_Decoracao_3

 

141020_Arquitetura_Decoracao_4

 

141020_Arquitetura_Decoracao_5

 

 

Fonte: Casa Vogue

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: