Qual o impacto da Impressora 3D no mercado imobiliário?

140823_Mercado_Imobiliario

Pense nas imagens e vídeos incríveis em 3D dos empreendimentos que você comercializa. Agora pense poder imprimir a partir de seus desenhos maquetes reais. É a tecnologia de impressão material em 3D.

A partir de cartuchos contendo gesso ou plástico, as impressoras podem produzir protótipos a partir de qualquer desenho elaborado em programas de design assistidos (CAD).

Uma maravilhosa invenção tecnológica promete mudar a maneira como serão feitos os protótipos e maquetes dos empreendimentos nos próximos anos no mercado imobiliário e claro, em outros setores de produção mundial.

Seria bem interessante, não é? Poder criar seus próprios produtos, poder criar tudo que imaginar em algo físico. Fazer de sua imobiliária um pequeno stand de imóveis e dar aos seus clientes o poder de percepção de compra no local de atendimento. Será um ótimo diferencial.

As impressoras 3D já são realidade no mercado e a tendência é que em 2 anos, grande parte das empresas do setor de construção já estejam utilizando alguns dos modelos de impressora 3D para ajudar aos engenheiros e arquitetos no desenvolvimento dos projetos de construção. Essa tendência será realidade no setor imobiliário breve e serão várias as possibilidades de agregar as funções dessas máquinas as necessidades de um mercado cada vez mais exigente.

Uma impressora 3D já está a venda por cerca de 15 mil dólares e no Brasil alguns modelos estão sendo comercializados pela Cliever em Porto Alegre por 4,5 Reais. Negócios que trabalham com desenvolvimento de produtos são os principais clientes, já que a produção de protótipos fica mais rápida e barata com o recurso. E a tendência é que com o tempo as impressoras venham cada vez mais compactas e poderosas, sigam o padrão da maioria das invenções tecnológicas de sucesso, como o celular, por exemplo.

O impacto que promete o inventor dessas tecnologias no setor industrial será algo comparado a primeira revolução industrial. Ainda existem muitas especulações sobre o que pode acontecer quando tudo que imaginarmos poderá ser criado em nossas casas ou escritórios. Crianças na escola farão maravilhas com suas imaginações ilimitadas. Os pequenos e médios empreendedores, para quem, hoje, a construção de protótipos é demorada e cara, com as impressoras 3D poderá reduzir custo e tempo no desenvolvimento de suas idéias e poderão descobrir novas maneiras de vender melhor seu negócio.

O setor imobiliário será um setor muito impactado por essa invenção, pois permitirá aos seus clientes percepções emocionais do imóvel que ele deseja adquirir. Algo parecido aos stands ou uma mega maquete, porém acessíveis as pequenas e médias imobiliárias.

 

Fonte: Corretor Tech

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: