A Polêmica do Homem-Seta no mercado imobiliário.

Por Mariana Ferronato

140726_Mercado_Imobiliario

Como comentei neste post em Agosto de 2013, eu assim com muitas sou totalmente contra a utilização do homem-seta, ou homem-placa (aquelas pessoas que carregam placas de sinalização de lançamentos nas esquinas). Do ponto de vista do consumidor, acho desumano. Do ponto de vista da profissional de marketing acho errado associar a imagem do meu produto a algo desumano.

Hoje, novamente a discussão sobre a utilização desta “mídia”, se é que podemos assim chamar, veio em pauta com força, e foi veiculada nos maiores veículos de comunicação do país. O tema surgiu, quando o jornalista César Fernandes, publicou em seu perfil no Facebook a foto abaixo, de um empreendimento da Plano & Plano, e que até o momento foi compartilhada quase 1.800 vezes.

Segundo entrevista de César para à Exame.com “Preconceito racial e social estão simbolizados nesta foto”. “A imagem me passou a impressão de que o menino negro não tem a capacidade de levar ninguém a comprar o apartamento, e o desenho, branco, de olhos azuis, tem. Pedi autorização do garoto para fazer a foto e decidi compartilhar”.

E sem saber da origem da foto, quando vi a primeira vez, foi exatamente o que pensei.

Realmente é um tema que divide opiniões, mas a minha, não apenas de blogueira, de profissional do mercado imobiliário, mas principalmente de uma moradora da cidade de São Paulo (maior local de utilização devido a Lei da Cidade Limpa), que já viu dezenas de homens-seta, 99% em situações humilhantes e desumanas, é que o mercado não deveria apoiar este tipo de situação.

É preciso que um jornalista publique algo, viralize negativamente, a empresa tenha uma crise para gerenciar, para que elas percebam o risco que correm ao usar este tipo de ação? Não deveria ser assim.

Como comentei ano passado no post sobre homem-seta, falamos que algumas incorporadoras felizmente já aboliram a utilização deste tipo de publicidade. Quando outras farão o mesmo?

 

Fonte: Marketing Imob

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: