As 20 marcas de relógios suíços mais valiosas do mundo

Com marca avaliada em 5,57 bilhões de dólares, Rolex mantém liderança em ranking anual criado pela consultoria BV4

São Paulo – A Rolex manteve-se como a marcade relógios suíços mais valiosa do mundo, segundo ranking anual elaborado pela consultoria de branding BV4, de Zurique. Avaliada em 5,57 bilhões de dólares, a grife é seguida pela Cartier, que ocupa o segundo lugar com 3,23 bilhões de dólares. A Omega segue de perto e completa o pódio, com valor de 3,19 bilhões. 

Relógio da marca Rolex

1. Rolex

Valor de marca: 5,57 bilhões de dólares
Variação: 11%

A Rolex é a líder mundial de relógios-de-pulso de luxo. Ela está sediada em Genebra, na Suíça, mas se baseia em 4.000 relojoeiros em mais de 100 países. É da empresa a assinatura do primeiro relógio à prova d’água do mundo, lançada em 1926. Alguns dos atletas mais famosos ostentam produtos da marca, como Roger Federer e Tiger Woods. Segundo dados da empresa, são vendidos em média 700 relógios por ano no Brasil.

Relógio da marca Cartier

2. Cartier

Valor de marca: 3,23 bilhões de dólares
Variação: 8%

Equilibrando força histórica com visão para o futuro, a Cartier permanece como a casa de luxo que é “conhecida por muitos, de propriedade de poucos, e sonho para todos”. Para ter um relógio Cartier, como o modelo Santos 100 Turbilhão Flutuante (peça feita de ouro branco, com cristais de safiras e pulseira de couro de crocodilo), é preciso desembolsar a partir de R$ 247.300,00.

Relógio da marca Omega

3. Omega

Valor de marca: 3,19 bilhões de dólares
Variação: 8%

Uma das gigantes da relojoaria, a Omega conquistou um reconhecimento da marca em todo o mundo, e até fora dele. O famoso Speedmaster Professional “Moonwatch ‘acompanhou a tripulação da Apollo 11 à Lua em 1969 e tornou-se o primeiro e único relógio a ser usado na superfície lunar. Os produtos da empresa são conhecidos por seu design icônico e precisão.

Relógio da marca Patek Philippe

4. Patek Philippe

Valor de marca: 1,68 bilhões de dólares
Variação: -1%

“Nunca somos donos de um Patek Philippe. Apenas o guardamos para a geração seguinte”, afirma um ditado comumente associado à marca. A Patek não está entre as mais vendidas do mundo no segmento de relógios – prefere a exclusividade para poucos que podem pagar o caríssimo preço de seus produtos. A empresa mantém níveis de produção deliberadamente baixos, e teve entre clientes famosos os cientistas Albert Eistein e Marie Curie. 

Relógio da Swatch

5. Swatch

Valor de marca: 1,18 bilhões de dólares
Variação: 10%

Num território dominado por história e tradição, a Swatch acrescentou inovação e modernidade ao mapa dos relógios suíços. Nascida em 1983, a marca associou-se ainda a moda e design contemporâneos. Seus relógios são, muitas vezes, coloridos e utilizam como estampa elementos da cultura pop. Os relógios da marca têm preço médio entre R$ 190,00 e R$ 705,00, muito mais em conta que outros relógios suíços, que custam, em média, de R$ 5 mil para cima.

Relógio da marca TAG Heuer

6. TAG Heuer

Valor de marca: 928 milhões de dólares
Variação: 11%

Tradicional patrocinadora do automobilismo, a marca conquistou visibilidade global. A TAG Heuer é também a responsável por introduzir o uso de dispositivos de temporização para as corridas da Fórmula 1. Fundada em 1860 na cidade suíça de St. Imier por Edouard Heuer, a marca produz modelos que ultrapassam facilmente o valor de R$ 200 mil, como o Mikrogirder 10000.

Relógio da marca Breguet

7. Breguet

Valor de marca: 801 milhões de dólares
Variação: -5%

De Maria Antonieta à Winston Churchill, a Breguet ficou famosa por ser escolha de clientes ilustres. Fundada em 1775 por Abrahan Breguet, a empresa é uma das mais antigas no ramo. É dela a invenção de mecanismo que compensa a influência da gravidade nas peças dos relógios. Seus modelos ultrapassam facilmente o preço de R$ 150 mil.

Relógio da marca IWC

8. IWC

Valor de marca: 794 milhões de dólares
Variação: 4%

A International Watch Company está no ramo desde 1868. Uma das suas linhas mais famosas é a Portuguese Family, com inspiração náutica e criada para homenagear os “navegantes e desbravadores”. O modelo Portuguese Sidérale Scafusia custa impressionantes R$ 1,7 milhão. Feito somente sob encomenda, possui, na mesma peça, uma carta celeste,  as coordenadas geográficas, a hora solar, a hora sideral, bem como um mostrador que apresenta o período diurno, noturno e do crepúsculo.

Relógio da marca Longines

9. Longines

Valor de marca: 790 milhões de dólares
Variação: -2%

A Longines tem sido um dos pilares da indústria de relojoaria desde 1832 e é conhecida pelos modelos voltados para o público femino, com linhas como as DolceVita e PrimaLuna. A marca de relógios foi oficialmente registrada por Ernest Francillon anos mais tarde, em 1880, juntamente com o seu tradicional logotipo, uma ampulheta alada.

Relógio da marca Chopard

10. Chopard

Valor de marca: 751 milhões de dólares
Variação: -5%

Nada melhor para alimentar o glamour do que se tornar um amuleto para o alto escalão de celebridades hollywoodianas, certo? A Chopard ganhou fama de atrair sorte para os indicados do Oscar, que todos os anos reforçam a tradição subindo ao tapete vermelho com relógios e acessórios da marca – e saem com uma estatueta dourada. É o pouco conhecido “Clube de Vencedores do Oscar da Chopard”. Entre os integrantes estão o ator Colin Firth e as atrizes Kate Winslet, Penelope Cruz e Charlize Theron.

Relógio da marca Audemars Piguet

11. Audemars Piguet

Valor de marca: 688 milhões de dólares
Variação: -1%

Audemars Piguet é um dos gigantes incontestáveis ​​do mundo da relojoaria. A marca começou a produzir relógios mecânicos em 1875, e hoje, é talvez mais famosa por seus relógios desportivos da linha Royal Oak. O original foi o primeiro em aço inoxidável reconhecido como de luxo – uma proposta impensável em 1972, mas agora comum. O piloto Rubens Barichello é um de seus garotos-propaganda.

Relógio da marca Jaeger-LeCoultre

12. Jaeger-LeCoultre

Valor de marca: 681 milhões de dólares
Variação: -4%

Celebrando 180 anos de aniversário ano passado, a grife ficou famosa por modelos, como a linha Reverso, que tornou-se icônica. Inspirada na palavra latina “retorno”, sua mais famosa criação foi anunciada em 1931 como um relógio capaz de sobreviver à choques e turbulências típicas do jogos como o pólo. Considerado um clássico do estilo Art Deco, a Reverso é fabricada até hoje.

Relógio da marca Piaget

13. Piaget

Valor de marca: 642 milhões de dólares
Variação: -1%

A Piaget é conhecida por suas linhas voltadas ao público feminio, apostando em design delicado e com detalhes em pedras, cristais e ouro. A cantora Rihanna é uma de suas garotas-propagands recentes. Os modelos podem ser encontrados com preços entre R$ 20 mil e R$ 50 mil.

Relógio da marca Vacheron Constantin

14. Vacheron Constantin

Valor de marca: 583 milhões de dólares
Variação: -6%

Fundada em 1755, a marca formou, ao lado da Patek Philippe e da Audermars Piguet, um grupo que ficou conhecido como a Trindade dos relógios suíços do século XX. Alguns de seus modelos produzidos no começo do século passado são fabricados até hoje.

Relógio da marca TissotRelógio da marca Tissot

15. Tissot

Valor de marca: 556 milhões de dólares
Variação: 9%

Com a missão declarada de fazer a excelência acessível, os “inovadores por tradição” da Tissot criaram uma gama de relógios versáteis, para quem procura uma peça suíça de qualidade sem gastar cifras exageradas. A maioria dos itens pode ser encontrado em preços abaixo dos R$ 5 mil.

Relógio da marca Rado

16. Rado

Valor de marca: 385 milhões de dólares
Variação: -2%

Desde 1957, a Rado tem estado na vanguarda do design, e em 1962 apresentou o primeiro relógio à prova de riscos. Desde então, a empresa tornou-se conhecido pela utilização de materiais como cerâmica de alta tecnologia, e também a produção de “o relógio mais resistente do mundo” – o V10K.

Relógio da marca Girard Perregaux

17. Girard-Perregaux

Valor de marca: 380 milhões de dólares
Variação: -7%

No mercado desde 1791, a marca ganhou inúmeros fãs inveterados ao longo dos anos. Seru fundador, Constant Girard, produziu a primeira grande produção comercial de relógios de pulso, feita para oficiais da Marinha alemã.

Relógio da marca Hublot

18. Hublot

Valor de marca: 348 milhões de dólares
Variação: 10%

A marca, apesar de jovem, conquistou o 18º lugar da lista. Tudo começou em 1980 quando Carlo Crocco criou o primeiro Hublot em ouro e pulseira de borracha natural preta. Pela primeira vez na história da relojoaria, uma matéria preciosa ousou ser combinada à borracha. O “sacrilégio” logo conquistou fãs ardorosos do conforto proporcionado.

Relógio da marca Baume&Mercier

19. Baume&Mercier

Valor de marca: 344 milhões de dólares
Variação: -7%

A Baume & Mercier é uma das marcas pioneiras no conceito de “luxo acessível”, cm a criação de relógios suíços de qualidade que não custam cifras astronômicas. A coleção da marca se concentra em torno de quatro linhas : Capeland, Classima, Hampton e Linea. Este último é uma coleção de peças desenhadas exclusivamente para as mulheres. A empresa adotou a letra grega “Phi” como logotipo no ano de 1964.

Relógio da marca Breitling

20. Breitling

Valor de marca: 332 milhões de dólares
Variação: 2%

A Breitling possui ligações estreitas com o mundo da aviação. O logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão, quem são alguns dos seus mais fiéis seguidores: os pilotos. O ator John Travolta, que tem como principal paixão a aviação, é o principal garoto-propaganda da marca suíça. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca, podem custar entre R$ 2.2 mil e R$ 45 mil, sem contar as edições limitadas e especiais.

Fonte:  – Por 

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