Governo de São Paulo anuncia restauração da Cadeia Velha de Santos

Tombada pelo Iphan, edificação construída em 1869 receberá aporte de R$ 7,5 milhões

Divulgação: Governo de São Paulo

Considerado um dos patrimônios históricos da cidade e tombado pelos órgãos de preservação municipal (Condepasa), estadual (Condephaat) e federal (Iphan), o prédio da Cadeia Velha de Santos, litoral de São Paulo, receberá obras de restauro. A edificação original foi construída em 1869 e abrigou a Câmara de Santos antes de dar lugar à cadeia da cidade por quase um século. O anúncio foi feito pelo governo de São Paulo no último sábado (29).

Segundo o governo estadual, após a reforma, orçada em R$ 7,5 milhões, o prédio da Cadeia Velha de Santos terá fachadas, esquadrias e pinturas ornamentais, além de todos os ambientes internos, totalmente restaurados. “As obras começam imediatamente e esse restauro será muito importante para preservar a cultura de Santos”, declarou o governador Geraldo Alckmin.

Pelo projeto, as obras incluem ainda a adaptação de todas as áreas para receber pessoas com deficiência e a implantação de um elevador para acesso ao pavimento superior. De acordo com o anúncio do governo, as intervenções têm como principal objetivo “oferecer à população um equipamento cultural com instalações modernas sem deixar de preservar as propriedades originais”.

As obras devem ser concluídas no último trimestre de 2015.

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: