Corretor de Imóveis, você sabe construir sua carreira?

O assunto carreira é um fantasma na vida dos profissionais empreendedores individuais. Acredito que para os corretores de imóveis não seja diferente.

A palavra carreira provém do termo latino “estrada” e significa “o curso sobre o qual qualquer pessoa ou coisa passa”. Mas foi somente no século XIX que o termo “carreira” foi associado ao caminho que uma pessoa toma na vida, passando a significar “um curso da vida profissional ou emprego, que permita uma oportunidade de progresso ou avanço no mundo”.

Dentre tantas definições que temos na atualidade, podemos dizer que carreira é uma sequência de posições ocupadas, de trabalhos realizados durante a vida.

Quando falamos de profissionais – empreendedores autônomos, isto é, todos os profissionais que escolhem ser donos de suas carreiras, temos um grande desafio:
qual caminho seguir? O que fazer agora? Para onde quero ir? Onde quero estar em curto, médio e longo prazo?

Perguntas simples, mas que são muito complexas de serem vividas, ainda mais na agitação da vida moderna. Na maioria das vezes, a carreira toma o caminho estilo Zeca Pagodinho “deixa a vida me levar”, e acabamos vivendo um dia após o outro, trabalhando muito, mas sem foco. Assim, crescer e conquistar sonhos passam a depender da sorte, não do  sucesso.

Estruturar uma carreira é muito difícil. Requer, acima de tudo, empreendedorismo, como o próprio nome já diz – empreendedor individual.

E empreender é buscar oportunidades, é ter iniciativa, calcular riscos, exigir qualidade e eficiência de si mesmo. Requer persistência diante das dificuldades e comprometimento  com seu trabalho. Precisa planejar e monitorar sistematicamente suas ações, além de saber persuadir e ter vasta rede de contatos, estabelecendo relacionamentos para fazer prosperar o seu negócio.

Negócio? Que negócio?

– Você!

Na carreira é preciso ter foco e enxergar onde quer chegar

Você precisa ter foco/visão de onde quer chegar, disciplina e estratégia para crescer e conquistar seu objetivo. Precisa elaborar e implementar o seu projeto de marketing e ganhar visibilidade, caso contrário o seu concorrente (ou  colega) criará e roubará a cena.

Mas cuidado! Tornar-se um empreendedor de sua carreira parece envolver a construção de muitas ilusões, e nessas ilusões pode-se perder facilmente o controle de sua própria carreira.

Como já disse nosso guru Peter Drucker, cada um tem que aprender a gerenciar a si mesmo. O autodesenvolvimento é essencial para que saibamos onde é possível  contribuir da melhor forma.  Ele afirma, ainda, que gerenciar a si mesmo “exige que cada trabalhador da Era do Conhecimento se comporte como um Chief Executive”,  “caso contrário estará fadado à estagnação.

Seja você  o dono de seu Próprio Empreendimento

Quer ser o melhor? Imponha-se desafios, um a cada dia e melhore sua performance. Estabeleça o que quer e trabalhe para alcançar. Não sabe como? Peça ajuda. Existem muitos profissionais especializados em carreira. Capacite-se, estude. No blog guilhermemachado.com você encontrará  conteúdo e dicas relevantes para a estruturação de sua carreira.

Você é um Projeto, e não é qualquer projeto – você é o “Grande Projeto”, o mais importante de sua vida.

E você, tem uma carreira?

Fonte: Guilherme Machado – Por Daniele Guidoni

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: