Automação residencial ganha destaque nos projetos arquitetônicos

Sistemas que permitem controlar funções através de dispositivos móveis tornam o funcionamento da casa integrado
O sistema tem como proposta facilitar atividades do dia-a-dia, através de comandos no tablet ou celular (Reprodução/Internet/telesat.com.br)

O sistema tem como proposta facilitar atividades do dia-a-dia, através de comandos no tablet ou celular (Reprodução/Internet/telesat.com.br)

Projetos integrados de automação em residências crescem 30% ao ano e se destacam de forma expressiva no setor. É cada vez mais comum encontrar residências com sistemas inteligentes, em que as chaves dão lugar aos leitores digitais, enquanto a iluminação, a programação e o volume dos aparelhos sonoros são controlados por dispositivos móveis.

De acordo com José Roberto Muratori, diretor executivo da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), este é um mercado que tem evoluído muito nos últimos anos. “Pessoas que são financeiramente capacitadas para construir ou comprar uma casa própria são de uma geração que tem maior vínculo com a tecnologia e, por isso, fazem questão que suas residências tenham automação integrada”, explica Muratori.

Ainda segundo Muratori, nos últimos três anos os projetos de automação residencial tem crescido cerca de 30% ao ano e a expectativa é que essa média permaneça estável pelos próximos quatro anos. “O número de associados da Aureside triplicou nos últimos anos, demonstrando o expressivo aumento da demanda e, consequentemente, de fabricantes em atender o mercado”, ressalta.

Os projetos de automação se iniciam no estudo da planta do imóvel, para que seja possível fazer a programação tecnológica ideal para atender as necessidades do cliente. Além disso, se trata de um sistema modular, já que para o funcionamento não é necessária a instalação em todos os cômodos. O sistema tem como proposta facilitar atividades do dia-a-dia, através de comandos no tablet ou celular, em que é possível ligar o ar condicionado, fechar cortinas, acender as luzes e comandar televisores.

Fonte: CorreioWeb – Lugar Certo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: