Painéis de TV com tela plana embutida se tornam peça de decoração

Suporte para encaixar a televisão pode ser usado em vários formatos e materiais, integrando-se à composição e ao ambiente
O uso da TV retrátil foi uma proposta do projeto da decoradora e arquiteta, Izabel Souki, que protagonizou a peça no ambiente (Izabel Souki Engenharia e Projetos/Divulgação)

O uso da TV retrátil foi uma proposta do projeto da decoradora e arquiteta, Izabel Souki, que protagonizou a peça no ambiente (Izabel Souki Engenharia e Projetos/Divulgação)

A televisão transformou os lares em todo o mundo. Já são mais de 60 anos brilhando nas salas da maioria das casas que, com a invenção do aparelho, ganharam inclusive ambientes específicos para esse fim: a sala de televisão. Com a popularização, o número de aparelhos por residência foi aumentando e elas migraram para os quartos. Mas os apartamento menores, uma realidade hoje, fizeram as TVs voltarem para a sala principal, e com destaque. O jeito de sustentá-las mudou ao longo dos anos. As primeiras já vinham em formato de um móvel, embutidas em uma “caixa de madeira”. Depois vieram mesas baixas, estantes, racks e o atual painel. Adequado para as TVs de tela plana que dominam o mercado, o painel é hoje mais que o suporte para o aparelho ou o modo de esconder a profusão de fios. Virou peça de decoração.

Painel suspenso de gesso com iluminação LED embutida e um nicho para equipamentos auxiliares (Contexto Arquitetura e Construção/Divulgação)

Painel suspenso de gesso com iluminação LED embutida e um nicho para equipamentos auxiliares (Contexto Arquitetura e Construção/Divulgação)

Segundo a arquiteta e urbanista Renata Duarte, da Contexto Arquitetura e Construção, os painéis para TV são uma tendência desde as novas tecnologias de imagem: primeiro o LCD e depois o LED. “Eles passaram a existir para dar mais charme e elegância ao ambiente, além de um melhor aproveitamento do espaço”, explica a especialista. Segundo ela, há inúmeros modelos de painel, confeccionados em diversos materiais. Os mais comuns ainda são os painéis de MDF, mais acessíveis. Mas é possível ousar e usar a criatividade de diferentes formas para criar ambientes aconchegantes, modernos e únicos. De acordo com Renata, nesse sentido, outros materiais também muito usados são o drywall (gesso) e os espelhos.

Estrutura em peça de madeira de demolição, mesclando o rústico com a modernidade da tecnologia  (Eduardo de Almeida/RA Studio - 28/5/13)

Estrutura em peça de madeira de demolição, mesclando o rústico com a modernidade da tecnologia (Eduardo de Almeida/RA Studio – 28/5/13)

Mais do que um “móvel” para a TV, os painéis podem se tornar um elemento decorativo do ambiente. Para isso, podem ser exploradas formas, materiais, acabamentos e efeitos, com luzes. Segundo Renata, principalmente para ambientes pequenos, essa é uma ótima opção, pois otimiza o espaço e confere elegância e identidade a um lugar que, muitas vezes, é o cantinho preferido da casa. “Além do painel, podemos fazer nichos, prateleiras, recortes que ajudam a aproveitar melhor a área. Em um lugar pequeno podemos utilizar uma parede que não pode ter móvel à medida que serve como espaço para passagem, por exemplo. Esse seria um ótimo lugar para termos um painel para a televisão.”

Mas é preciso prestar atenção a alguns aspectos. O que é indispensável em um painel e que muitas vezes não é observado é a previsão dos dutos para a fiação ficar embutida e não deixar nada aparecendo. Segundo a especialista, cada espaço tem um potencial diferente e não há uma solução-padrão. “Deve-se estudar cada ambiente para que assim se tenha uma solução adequada.”

Como instalar

» Calcule a distância: O tamanho da televisão deve ser definido em função do ambiente. Para uma TV de até 40 polegadas, o ideal é uma distância de 2 metros do sofá. Aparelhos de 55 polegadas pedem mais de 3 metros.

» Otimize espaço: É essencial projetar o painel para a televisão, principalmente no caso de ambiente reduzido. A espessura do painel é fundamental para aproveitar melhor o espaço.

» Esconda os fios: Normalmente os painéis são projetados com o objetivo de esconder a fiação da televisão e dos inúmeros aparelhos, tais como blue-ray, receiver, videogames e DVD. Se não for escondê-los, o painel perde um pouco o sentido.

» Estude o material: Atualmente, o mercado apresenta um leque enorme de materiais para painéis de TV. Essa escolha vai depender da espessura do painel, dos aparelhos instalados e do tamanho do ambiente.

Projeto da decoradora Fernanda Berni exalta o preto em contraste com o tom natural da madeira (Eduardo de Almeida/RA Studio)

Projeto da decoradora Fernanda Berni exalta o preto em contraste com o tom natural da madeira (Eduardo de Almeida/RA Studio)

Fonte: Lugar Certo – Por Carolina Cotta – Estado de Minas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: