Aproveitamento de cômodos vazios cria espaços funcionais e harmônicos

Espaços não utilizados podem ser pensados para auxiliar no funcionamento da casa, tornando-se funcionais e práticos
Em um escritório, o mobiliário deve ser prático e a iluminação focada (Leroy Merlin Brasília/Divulgação)

Em um escritório, o mobiliário deve ser prático e a iluminação focada (Leroy Merlin Brasília/Divulgação)

Principalmente em função da saída dos filhos de casa, os lares brasileiros cada vez mais ganham um cômodo vazio. O ambiente pode ser reaproveitado para compor uma área útil e funcional para os moradores, que passam a dispor de mais espaço e conforto. Escritórios, espaços de lazer e closets são as alternativas mais adotadas na hora de ocupar um cômodo sem nada.

De acordo com a arquiteta Andréa Parreira, as mudanças devem ocorrer a fim de atender as necessidades dos moradores. “A maioria das pessoas opta por adequar o local a uma área de lazer como biblioteca, sala de ginástica, sala de TV, closet, entre outras facilidades para o dia a dia”, afirma a arquiteta.

A disposição dos móveis é fundamental no processo, para que o ambiente não perca a proposta inicial de conforto e funcionalidade. “Para atribuir uma cara nova ao ambiente é inevitável que as mudanças atinjam os móveis, a iluminação e as cores das paredes. Tudo vai depender do gosto da família”, explica Andréa.

Em um escritório, o mobiliário deve ser prático e a iluminação focada. Enquanto em salas de TV, os sofás e almofadas podem compor o espaço de forma descontraída e confortável. “A mobília do cômodo pode ser realocada na casa. Por exemplo, aquela cama que durante anos foi usada por um filho, pode se transformada em sofá, que com acabamento e presença de almofadas coloridas, se torna um item moderno”, sugere Andréa.

Reaproveitar os móveis é uma ótima maneira de economizar e também de usar a criatividade. Peças versáteis são ideais para composição dos espaços, facilitando eventuais mudanças que possam ocorrer.

 (Reprodução Internet/Etiqueta e Consultoria)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: