Corretor, você já pensou em trabalhar na área de locação?

O corretor de imóveis que ao longo de sua trajetória acumulou conhecimento no mercado e conseguiu formar uma carteira de clientes que carece de atenção e auxilio para administrar seus bens, pode encontrar no setor de locação um excelente alternativa econômica para uma nova etapa de seu trabalho.

A locação, ou administração de imóveis, quando bem trabalhada é o mantenedor financeiro de uma imobiliária. A receita obtida a partir da taxa administrativa (geralmente de 8 a 10% sobre o valor mensal de um aluguel) é a responsável pelo pagamento das despesas fixas da empresa. Para que este processo caminhe bem é importante ter corretores capacitados.

Neste sentido algumas grandes imobiliárias têm procurado aumentar sua carteira de locação apresentando benefícios a proprietários e incentivando financeiramente corretores com interesse em trabalhar na área de administração de imóveis.

banner-locacao

Para se ter uma ideia de como este incentivo pode variar, a remuneração para o corretor que fecha um contrato de locação varia de 40 a 45% do valor referente ao primeiro aluguel pago pelo locatário. Para incentivar a migração, algumas imobiliárias tem oferecido de 50 a 60% desta transação. Para os captadores que geralmente recebem 15% do primeiro aluguel o incentivo pode chegar a 25%.

Se você corretor passa por aquele momento de revisão na carreira e busca uma alternativa para executar o seu trabalho de maneira (geralmente) mais leve, sem diminuir o seu padrão financeiro, avalie o setor de locação.

Dentre as principais características que determinam o sucesso do corretor de imóveis especialista em locação estão:

1.    A experiência

Para trabalhar com locação é preciso ter conhecimentos técnicos, saber a lei do inquilinato e dos trâmites do comuns do mercado. Se você já trabalha a algum tempo como corretor de lançamentos ou venda de imóveis prontos a migração poderá ser bem sucedida para você, além disso, não necessariamente você precisará abandonar sua atividade atual quer seja ela em uma imobiliária, quer seja ela independente.

2.    Conhecimento Regional

O prospect interessado em alugar um imóvel considerará a localização como fator determinante neste processo. Alguém que compra um imóvel pode até desconsiderar alguns problemas relativos a localização dado a valorização do bem. O locador não, irá visitar quantos imóveis forem possíveis até chegar aquele que julga ideal. Por isto se você acredita ser apto para esta função avalie seu conhecimentos sobre o bairro ou cidade de atuação como fator de sucesso.

3.    Estabilidade financeira

Atuar na locação de imóveis pode significar uma rotina menos puxada para o corretor acostumado a se dedicar de domingo a domingo na prospecção de clientes e negociação de imóveis. Porém a administração de imóveis requer um trabalho rotineiro, ligado a um cotidiano semanal de escritórios e cartórios, onde o fluxo de recebimentos levará algum tempo até ser tido como o ideal para as necessidades do corretor. As visitas a casas, apartamentos, galpões e salas comerciais serão melhor aproveitadas se você estiver de carro, fator que será importante também para a captação de novos imóveis.

Tornar-se um especialista em locação de imóveis é uma dos caminhos que um corretor pode trilhar para se tornar um profissional mais preparado e ter seu ‘passe’ valorizado dado a necessidade das empresas do setor. Além disso, a dedicação a esta área possibilitará ao corretor ganhos regulares e em alguns casos maior disponibilidade de tempo.

Fonte: Guru do corretor – Por 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: